INESC TEC inicia projeto na área de robótica móvel
A reunião de arranque do projeto, que conta com a intervenção da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC, realizou-se nos dias 12 e 13 de setembro em Vigo, e contou com a presença de representantes de todos os parceiros.
Os grandes espaços de produção semiestruturados apresentam sérios desafios à mobilidade de robôs e ainda ao nível da segurança e fiabilidade. É o caso dos estaleiros navais e é a estes desafios que o CARLoS pretende dar resposta. Para isso, no âmbito deste projeto será desenvolvido um robô capaz de desempenhar tarefas árduas e repetitivas, mais especificamente operações de para equipar superestruturas de navios (por exemplo, soldadura de pernos e marcação de informação CAD). Não existe atualmente uma forma automatizada de executar estas tarefas.
Pretende-se com o projeto CARLoS contribuir para o fortalecimento, ao nível tecnológico e do mercado global, das Pequenas e Médias Empresas (PME) europeias que desenvolvem, fornecem e integram aplicações de mecatrónica, sensores e tecnologias industriais. Para além dos estaleiros, a tecnologia poderá ainda ser aplicada à construção civil.
Além do INESC TEC, o projeto conta ainda com os parceiros AIMEN Technology Centre, Robotnik Automation SLL, a ATEIN NAVAL, S.A. e Astilleros Jose Valiña, S.A. (todos da Espanha), Aalborg Universitet (Dinamarca), C.A.T. Progetti srl (Itália) e DELTAMATIC, S.A. (Portugal). Na reunião de arranque do projeto, o INESC TEC esteve representado por Germano Veiga, Héber Sobreira e Luís Rocha da ROBIS. O CARLoS conta com financiamento da Comissão Europeia.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.