INESC TEC inicia projeto na área das energias renováveis
O projeto centra-se nas centrais hidroelétricas com bombagem e tem como objetivo estudar as dinâmicas hidráulicas, elétricas e mecânicas de várias configurações de máquinas hídricas, bem como explorar um aspeto inovador relacionado com o seu funcionamento a velocidade variável. Os benefícios resultantes da flexibilidade de controlo destas unidades serão demonstrados através do estudo das condições de operação de um sistema elétrico com elevada integração de fontes de produção com elevada variabilidade.
O HYPERBOLE enquadra-se nas ambições da União Europeia (UE) em matéria de política energética para o setor. A UE pretende incentivar a penetração maciça de energias renováveis e a ampla implementação de iniciativas e tecnologias relacionadas com a eficiência energética. Neste contexto, as centrais hidroelétricas com bombagem têm desempenhado um papel cada vez mais preponderante, constituindo um elemento de armazenamento de energia com grande flexibilidade e também contribuindo para a produção de energia renovável. Estas centrais permitem ainda compensar a variabilidade da produção solar e eólica, contribuindo para a segurança de operação do sistema elétrico.
O consórcio do projeto, com a duração de três anos e meio, envolve 11 parceiros, entre os quais se encontram os três principais fabricantes de turbinas hidráulicas do mundo (ALSTOM HYDRO, ANDRIDZ HYDRO e VOITH HYDRO) bem como instituições académicas de renome de seis países europeus. A equipa do INESC TEC é constituída pelos investigadores Bernardo Silva, Carlos Moreira, João Peças Lopes e Ricardo Bessa.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto, FEUP.
INESC TEC, setembro de 2013