Você está aqui: Entrada Notícias & Eventos INESC TEC inicia desenvolvimento de sistema de comunicações ponto-multiponto

INESC TEC inicia desenvolvimento de sistema de comunicações ponto-multiponto

A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC iniciou em janeiro o projeto “HiperWireless: Point-to-Multipoint Microwave Communications using the 17GHz License-free Band”, que tem como objetivo desenvolver um sistema de comunicações ponto-multiponto na banda dos 17 GHz, constituído por uma estação base e um conjunto de estações cliente, semelhante àquele que se pode encontrar numa rede celular 3G/4G ou numa rede Wi-Fi, por exemplo.

“Pretende-se que o sistema ultrapasse as limitações das soluções comerciais existentes, unicamente focadas em topologias ponto-a-ponto, baseadas em plataformas e tecnologias fechadas e a operar sobretudo na banda dos 5 GHz, crescentemente saturada pela operação das redes e terminais Wi-Fi”, explica o investigador da UTM, Rui Campos, que está envolvido no projeto.

O sistema de comunicações está a ser criado para a Wavecom - Soluções Rádio, SA, empresa de engenharia de Aveiro, para a sua linha de produtos Wavesys . A tecnologia deverá dar suporte a operações de manutenção e vigilância de parques eólicos, quer onshore, quer offshore, área em que a Wavecom  já possui uma grande experiência e penetração no mercado, mas também poderá ser aplicado noutros cenários onde as comunicações sem fios de banda larga sejam um requisito.

O HiperWireless, financiado no âmbito do QREN (Projeto I&DT Empresas/Projetos Individuais), junta os investigadores da UTM Manuel Ricardo, Henrique Salgado, José Ruela, Luís Pessoa, Mário Lopes e Mário Pereira, além de Rui Campos. Tem duração de 21 meses.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: FEUP, INESC Porto.

Quem Somos

O Connect INESC TEC junta os antigos colaboradores do INESC TEC. Pretendemos manter ligações fortes com os nossos antigos colaboradores, que podem aqui receber notícias sobre o Laboratório Associado e manter contacto com os seus antigos colegas.

Cadê Você?

Ler mais