INESC TEC inaugura programa de investigação em media arts
Com quatro parceiros – o INESC TEC, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e o Instituto Superior de Engenharia do Porto –, que contam já um vasto leque de projetos nesta área, a ideia é fomentar projetos futuros europeus e nacionais e assim criar uma força de investigação coesa local (todos os parceiros estão localizados na cidade do Porto). A publicação conjunta e uma aproximação ao tecido empresarial são outros dos objetivos deste programa de investigação.
O MAT inclui três Work Packages, intitulados “Interação com Informação Musical”, “TV Social” e “Jogos Sérios para uma Aprendizagem Eficaz”, e para cada um espera-se como contribuições principais a publicação de um conjunto de artigos e o desenvolvimento de diversos protótipos.
A investigação em MAT combina os media emergentes, ciências computacionais, engenharia, música eletrónica e arte digital. Trata-se de um campo de investigação relativamente recente que aborda os conteúdos culturais (música, vídeo e cinema, TV, rádio, artes performativas, entre outros) e a sua integração nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), incluindo a área de Interação Homem-Máquina.
O MAT é um projeto com financiamento ON2 – O Novo Norte. Trata-se de um trabalho multidisciplinar que conta com a intervenção de duas Unidades do INESC TEC – a Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) e a Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG). Os membros do INESC TEC que integram a equipa são os seguintes: Artur Pimenta Alves (assessor da direção do INESC Porto), Ana Rebelo, Carlos Guedes, Diogo Cocharro, Fabien Gouyon, Georgios Sioros, Hélder Castro, Hélder Oliveira, Jaime Cardoso, João Lobato Oliveira, João Leitão, Teresa Andrade, Marius Miron, Matthew Davies, Paula Viana, Pedro Carvalho, Pedro Silva e Ricardo Morla, todos da UTM, e ainda Alexandre Carvalho, António Coelho, José Lino Oliveira, Leonel Morgado, Lígia Silva, Luís Magalhães e Maximino Bessa da USIG.