INESC TEC finaliza estudo para a REN
A sessão de encerramento do trabalho, que começou a ser desenvolvido no início de 2011, decorreu nas instalações do INESC Porto (entidade que coordena o Laboratório Associado INESC TEC) e incluiu uma sessão técnica com a demonstração dos principais resultados obtidos.
Este trabalho de consultoria teve como questões centrais a garantia de segurança e de estabilidade da RNT e a necessidade de proporcionar condições para a ligação de novos centros eletroprodutores eólicos. Nesse sentido, no projeto avaliou-se a necessidade da colocação de uma classe específica de dispositivos FACTS (Flexible AC Transmission Systems) sobre a RNT.
Os dispositivos permitem controlar a tensão e suportar potência reativa em regime permanente, bem como prestar um suporte de tensão na sequência de curto-circuitos que possam ocorrer na RNT. Desta forma é possível reduzir ou evitar cortes de potência eólica e contribuir para a melhoria das condições de estabilidade da rede.
Além da USE, o projeto contou ainda com a participação de Luis Rouco do Instituto de Investigación Tecnológica, da Escuela Técnica Superior de Ingeniería (IIT) da Universidad Pontificia Comillas de Madrid, Espanha. A equipa da USE envolvida na execução do estudo foi liderada por João Peças Lopes, Manuel Matos e Carlos Moreira, contando ainda com a participação dos investigadores da USE Pedro Barbeiro, Henrique Teixeira, Hrvoje Keko, Helena Vasconcelos e Bernardo Silva.