You are here: Home Notícias & Eventos INESC TEC em destaque em exercício internacional de comparação de modelos de previsão eólica

INESC TEC em destaque em exercício internacional de comparação de modelos de previsão eólica

A Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC TEC conquistou os três primeiros lugares em quatro parâmetros de um exercício internacional de comparação entre modelos de previsão eólica. A equipa constituída pelos investigadores Ricardo Bessa, Joana Mendes e Erika Santos conquistou o primeiro, segundo e terceiros lugares, este último por duas vezes, no “WIRE Benchmarking Exercise on Short-term Forecasting Models for Renewable Generation”, organizado pela “Cost Action WIRE”.

Num cenário descrito no exercício, os investigadores tiveram de avaliar o desempenho (em termos de erro de previsão) de algoritmos de previsão eólica desenvolvidos por diferentes grupos de investigação e empresas. Foi pedido às equipas que enviassem previsões determinísticas e probabilísticas para um determinado período temporal distinto dos dados fornecidos. Para responder ao desafio, o grupo da USE propôs a utilização dos modelos desenvolvidos em parceria com o Argonne National Laboratory para o projeto ARGUS, onde trabalharam Vladimiro Miranda, Jean Sumaili, Ricardo Bessa, Hrvoje Keko e Joana Mendes e que associaram técnicas de teoria da informação (baseadas no trabalho do grupo de José Carlos Príncipe, presidente do Scientific Advisory Board) à previsão da potência eólica. “Os modelos de previsão eólica do INESC TEC apresentaram um desempenho extremamente positivo”, refere o membro da equipa Ricardo Bessa.

No final do exercício a equipa conseguiu obter o primeiro e segundo lugares na previsão probabilística e na previsão determinística, respetivamente, num parque eólico localizado na Dinamarca. No que diz respeito a um parque eólico localizado em Itália, os investigadores conquistaram o terceiro lugar na previsão determinística e na previsão probabilística. “Tendo em conta que o grupo de participantes englobava investigadores de renome internacional, estes resultados confirmam, mais uma vez, que o trabalho de investigação na área da previsão eólica no INESC TEC é de elevada qualidade”, afirma o investigador da USE.

Os resultados foram apresentados no “EWEA Wind Power Forecasting Workshop”, que se realizou entre 3 e 4 de dezembro em Roterdão, Holanda, onde marcaram presença vários grupos de investigação e empresas internacionais que trabalham na área da previsão eólica. “É importante salientar que a previsão eólica é atualmente uma área de negócio em forte expansão, e os modelos que oferecem um erro de previsão reduzido são bastante atrativos para a indústria”, conclui Ricardo Bessa.

About Us

Connect INESC TEC brings together the former employees of INESC TEC. We are dedicated to maintaining strong connections with former employees and here you can receive news about the Associate Laboratory and keep in touch with other ex co-workers.

Where are you now?

Read More