You are here: Home Notícias & Eventos INESC TEC em consórcio europeu de matérias-primas

INESC TEC em consórcio europeu de matérias-primas

O INESC TEC, o laboratório associado coordenado pelo INESC Porto, é o único centro de investigação português a fazer parte do consórcio europeu “Raw Materials”, seleccionado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT).

No total, são mais de 100 parceiros de 22 países da União Europeia, que representam a indústria, investigação e academia. O parceiro português vai contribuir com tecnologia robótica, permitindo a extracção e exploração profunda de minério debaixo de água.

De forma a lidar com o desafio da dependência das matérias-primas, esta parceria europeia tem como objectivo fortalecer a inovação através da introdução de novas soluções, produtos e serviços para uma exploração, extracção, processamento, reciclagem e substituição sustentável das matérias-primas. Como metas concretas até 2020, o consórcio aponta o apoio e desenvolvimento de mais de 40 ideias incubadas, a criação de 16 start-ups, a formação de mais de mil mestres e doutorados e a comercialização de mais de 70 patentes.

“Este é um sector estratégico para Portugal, como definido na Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020, pela existência de riquezas minerais no país, em terra e no mar, onde existe necessidade de desenvolver tecnologias para as explorar de forma viável, pelo que a nossa participação neste consórcio é de extrema importância não só para o INESC TEC, mas também para a investigação nacional nesta área”, explica José Manuel Mendonça, presidente do INESC TEC.

Os “Raw Matters” são a mais recente aposta do EIT, depois de, há três anos, ter criado os Centros de Excelência Distribuídos (KIC, na sigla em inglês) nas áreas de alterações climáticas, energias renováveis e TIC (tecnologias de informação e comunicação). Os KIC são parcerias legalmente independentes, de formato variado (empresas, sociedades, cooperativas, etc.) que juntam universidades, organizações do sistema científico, empresas e outras entidades.

O KIC Raw Materials terá sede em Berlim, mas vai estar presente em seis outros centros, nomeadamente Wroclaw (Polónia), Espoo (Finlândia), Leuven (Bélgica), Lulea (Suécia), Metz (França) e Roma (Itália). O INESC TEC vai estar associado ao centro belga.

A participação do INESC TEC neste KIC está incluída nos objectivos da infra-estrutura TEC4SEA (http://www.tec4sea.com/), reconhecida pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) como infra-estrutura nacional de interesse estratégico.

Edifícios e Energia, 19 de janeiro de 2015

About Us

Connect INESC TEC brings together the former employees of INESC TEC. We are dedicated to maintaining strong connections with former employees and here you can receive news about the Associate Laboratory and keep in touch with other ex co-workers.

Where are you now?

Read More