INESC TEC desenvolve Micro-Fábricas para trabalhos em chapa metálica para empresa ADIRA
A Unidade de Engenharia e Sistemas de Produção (UESP) do INESC TEC iniciou recentemente o projeto “ADIRA Micro-Fábrica”, liderado pela empresa ADIRA, destacado fabricante de máquinas ferramentas, e cujo consórcio integra também o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI). O projeto propõe-se desenvolver o conceito de Micro-Fábricas contentorizadas e construir bens de equipamento modulares e configuráveis para trabalho de metais em chapa.
O sistema será concebido com recurso a metodologias e abordagens de conceção modulares, criando conjuntos funcionais ou módulos que possibilitem a fácil configuração de diferentes soluções adaptadas a múltiplas utilizações e mercados. Para tal serão desenvolvidos equipamentos dedicados ao corte, conformação e soldadura de chapa metálica, com elevado desempenho em termos de eficiência energética e funcional, que permitam a sua instalação em espaços limitados, num ou mais contentores interligados.
A “ADIRA Micro-Fábrica” pode ser configurada e adaptada às necessidades específicas de cada instalação. A Micro-Fábrica poderá ser projetada para a produção de peças técnicas genéricas em chapa metálica ou para a produção de uma gama de produtos específicos. O desenho de cada Micro-Fábrica será apoiado por um configurador, constituído por uma metodologia de projeto e uma ferramenta informática que permitirão, caso a caso, projetar a solução mais adequada às especificidades de cada cenário de utilização e dos produtos a fabricar.
No âmbito do projeto será construído e testado um protótipo da “ADIRA Micro-Fábrica”, cujo módulo de produção será composto por equipamentos com capacidade para realizar operações de corte em guilhotina, corte por laser, conformação e soldadura. Os três primeiros equipamentos serão integralmente desenvolvidos. O equipamento de soldadura será construído, a partir de componentes, segundo as especificidades do ambiente “ADIRA Micro-Fábrica”. A “ADIRA Micro-Fábrica” incluirá um conjunto de módulos de software embarcados que permitam autonomia local ou a gestão remota, a partir de um centro de produção.
O responsável do projeto no INESC Porto é o investigador da UESP António Correia Alves, que conta também com o apoio dos investigadores André Sá, César Toscano e Luís Guardão.
O projeto “ADIRA-Micro Fábrica” iniciou-se em julho deste ano, tem duração de dois anos e representa um investimento total elegível de 1,4 M€.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à entidade coordenadora do Laboratório Associado: INESC Porto.