INESC TEC desenvolve ferramentas que apoiam a operação das redes elétricas de distribuição
As ferramentas e metodologias desenvolvidas no âmbito do evolvDSO (Development of methodologies and tools for new and evolving DSO roles for efficient DRES integration in distribution networks) irão apoiar o operador da rede de distribuição no planeamento, operação e manutenção da rede elétrica. As ferramentas serão instaladas nos sistemas SCADA (que supervisionam e controlam a rede elétrica) e irão permitir que estes novos agentes (microgeração, veículos elétricos, sistemas de armazenamento, cargas controláveis, etc.) sejam integrados nas redes de distribuição sem pôr em causa a segurança e a qualidade do abastecimento.
As ferramentas desenvolvidas durante a investigação serão posteriormente testadas em laboratório, mais especificamente no Laboratório de Microgeração e Veículos Elétricos do INESC Porto, já que este reúne um conjunto de condições favoráveis à replicação de uma rede elétrica de baixa tensão. Depois do teste em laboratório, o passo seguinte é a demonstração em pilotos reais, como é o caso do InovCity em Évora e de outros a nível europeu.
O projeto conta com um consórcio de 16 parceiros europeus, envolvendo os principais operadores de redes de distribuição da Europa, operadores de rede de transporte, instituições de I&D e agentes agregadores de mercado: ENEL Distribuizone S.P.A. (Itália), cyberGRID (Áustria), EDP Distribuição (Portugal), EDSO for Smart Grids e VITO (ambos da Bélgica), Energy Pool Development SAS, Electricité Reseau Distribuition France ERDF, Institut Polytechnique de Grenoble e RTE (todos da França), ESB Networks LTD e University College Dublin (ambos da Irlanda), RSE SPA (Itália), RWE e RWTH–AACHEN (ambos da Alemanha) e Energinet (Dinamarca). O evolvDSO tem uma duração de 40 meses. A equipa da USE envolvida no projeto conta, para já, com Manuel Matos (coordenador da USE), Luís Seca e Ricardo Bessa.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.