INESC TEC de olho no planeta vermelho
Os investigadores do INESC TEC, Filipe Magalhães e Francisco Araújo estão actualmente a trabalhar com a Agência Espacial Europeia (ESA) no desenvolvimento de um LIDAR (variante de radar com radiação laser) que pode fazer parte da nova geração de veículos espaciais para missões à Lua e Marte.
Para já, está concluído um protótipo laboratorial que permite medir distâncias e capturar imagens 3D com uma resolução de 1024 por 768 pixéis, superando largamente as soluções utilizadas actualmente nas missões espaciais.
O INESC TEC, Laboratório Associado coordenado pelo INESC Porto, é uma das poucas instituições do mundo a trabalhar na aplicação desta tecnologia à exploração espacial, que poderá auxiliar na aterragem de sondas, na navegação de robôs na superfície de planetas ou luas e até na recolha e transporte de amostras do solo de Marte para a Terra.
Os robôs exploradores na superfície do planeta também podem detectar obstáculos e movimentar-se mais facilmente graças às potencialidades abertas por este sistema, que pode igualmente facilitar a recolha e o transporte de amostras do solo de Marte para a Terra, ao localizar a posição exacta da cápsula em órbita com as amostras.
Este protótipo laboratorial foi desenvolvido no âmbito do projeto CYCLOPS e é financiado pela Agência Espacial Europeia. O INESC TEC conta arrancar com uma segunda fase de desenvolvimento deste sistema inovador já no início de 2014.
O sistema português poderá integrar as missões da ESA ao planeta vermelho já a partir de 2018.