INESC TEC cria plataforma de conhecimento da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal
Projetos, eventos, teses, notícias, publicações, produtos e serviços são alguns dos exemplos da informação que pode ser encontrada na nova ferramenta. "É um sinal de avanço, sobretudo na eficiência, porque evita a duplicidade dos gastos em muitas áreas de atividade. É uma plataforma que vai consolidar claramente uma verdadeira Eurorregião", referiu o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, durante a apresentação do GIE.
Espera-se que esta plataforma colaborativa (composta por 44 instituições de Portugal e Espanha) facilite o desenvolvimento e progresso da eurorregião, a aproximação de instituições, bem como a partilha de experiências e problemas comuns. Além disso, a ferramenta poderá, no futuro, despoletar a colaboração conjunta das várias entidades em projetos europeus. Trata-se de um sistema que irá expor a Eurorregião para o mundo, através de mecanismos simples de pesquisa sobre a informação agregada a partir dos sistemas das entidades parceiras.
Além da conceção da plataforma, a equipa do INESC TEC composta pelos investigadores do CSIG, Rui Barros e Paulo Melo, e do Serviço de Informática de Gestão (SIG), José Carlos Sousa e Rúben Moreira, também apoiou tecnicamente a interligação com as várias entidades parceiras (desde autarquias, universidades, politécnicos, institutos, centros tecnológicos, associações setoriais e empresariais e estruturas sindicais).
O projeto foi apresentado publicamente no dia 14 de novembro, em Vigo, e formalizado com a assinatura do protocolo com todas as entidades parceiras e fornecedoras de informação, entre as quais o INESC TEC, representado pelo coordenador do CSIG, António Gaspar.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: INESC Porto.
Créditos foto: GIE
INESC TEC, novembro de 2014