You are here: Home Notícias & Eventos INESC TEC cria "app" que conhece preferências do utilizador (JPN)

INESC TEC cria "app" que conhece preferências do utilizador (JPN)

Saber o que ler ou ouvir vão ser escolhas mais fáceis com a aplicação CAMR, para Android. Através dos sensores dos dispositivos, os utilizadores têm acesso a recomendações de acordo com os seus gostos musicais ou literários, por exemplo.

Desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC TEC), a CAMR (Context-Aware Personalized Multimedia Recommendations for Mobile Users) tem como intuito a seleção de conteúdos de preferência com os gostos do utilizador.

A aplicação portuguesa, desenvolvida no espaço do programa de investigação MAT – Media Arts and Technology, pode recomendar a música que gosta de ouvir, os filmes que quer ver, os livros ou as notícias que quer ler. As recomendações contextualizadas, a cada consumidor, definem-se pelo tipo de atividade feita, a altura do dia ou da semana, a localização, o tipo de ligação de rede ou as condições ambientais. Estas decisões, tomadas pela aplicação para o dispositivo móvel, recorrem a sensores do mesmo, como o GPS, a luz ou o som.

Segundo Teresa Andrade, coordenadora do projeto, a aplicação “monitoriza (…) os consumos do utilizador, estabelecendo relações com o contexto de utilização de alto nível e criando perfis de utilizador contextualizados, usando estes para implementar um motor de recomendação não invasivo”.  A criação dos perfis é feita de forma clara ou, então, pedida pelos consumidores.

A “app” pode vir a ser comercializada

A CAMR quer facilitar o acesso aos conteúdos disponibilizados aos utilizadores que possuem pouco tempo para procurar o que faz parte da sua área de interesse. Para além da filtragem de informação que está inerente à vertente semântica da aplicação, a invenção portuguesa adapta os diferentes conteúdos aos dispositivos – vertente sintática. Desta forma, o projeto utiliza dados de baixo nível, dados pelos sensores dos aparelhos, para torná-los em dados de alto nível, como as preferências de indivíduos. E é, principalmente, este facto que torna a aplicação novidade e atrativa.

A app desenvolvida pelo INESC TEC está, neste momento, sem financiamento. Mas, até aqui, teve verbas do QREN , pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, pelo Programa Operacional Regional do Norte e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Por agora, o projeto português está na fase de protótipo, mas, posteriormente, pode vir a ser comercializada ou então ser disponibilizada em open source.

JPN, 5 de março de 2015

About Us

Connect INESC TEC brings together the former employees of INESC TEC. We are dedicated to maintaining strong connections with former employees and here you can receive news about the Associate Laboratory and keep in touch with other ex co-workers.

Where are you now?

Read More