You are here: Home Notícias & Eventos INESC TEC conclui projeto que avalia patologias dos membros inferiores

INESC TEC conclui projeto que avalia patologias dos membros inferiores

A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) e a Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) do INESC TEC concluíram no mês de outubro o projeto ProLimb – Sensorização Eletrónica para a Profilaxia de Patologias dos Membros Inferiores, cujo objetivo era desenvolver um sistema que permitisse analisar a atividade dos membros inferiores de humanos durante a marcha. A informação recolhida poderá ajudar os médicos a tomar decisões acerca de terapias a adotar, e a avaliar a evolução de patologias.

Nos três anos de duração do projeto foi desenvolvido um sistema de captura de sinais mioelétricos e cinemáticos das coxas e pernas por forma a analisar a locomoção humana. O sistema é constituído por uma rede de sensores interligados por condutores têxteis, cuja unidade central recebe todos os sinais capturados e os envia para um computador externo através de uma ligação Bluetooth. O processamento e análise da informação recolhida permitem detetar patologias dos membros inferiores, através da medição de variáveis cinemáticas, como os movimentos lineares e angulares das coxas e das pernas, e dos sinais mioelétricos associados à atividade dos músculos mais importantes envolvidos na locomoção.

A rede de sensores é agregada a uma peça vestível na qual são inseridos os condutores têxteis e os elétrodos dos sinais miográficos, também realizados com condutores têxteis. Por se apresentar como uma plataforma vestível, o sistema pode ser usado mesmo em pacientes com sérias deficiências ou inaptidões físicas.

Os resultados conseguidos permitirão novos desenvolvimentos com vista a um produto comercial e darão suporte à continuação de outros projetos de investigação do INESC TEC, como é o caso do projeto SIVIC, iniciado este ano no domínio da monitorização cardiovascular, e do AAL4ALL, onde estão a ser usados os módulos de sensores do ProLimb.

A equipa da UTM contou com José Machado da Silva (PI), João Canas Ferreira, Vítor Grade Tavares, Fardin Derogarian, Rúben Dias, João Carvalho e Andreina Zambrano. Participaram ainda Miguel Velhote, António Salazar e Carla Borges da UOSE, e André Whiteman Catarino, Maria José Abreu e Ana Maria Rocha do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho. O projeto contou ainda com a colaboração de José Duarte, professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. O ProLimb recebeu um financiamento de 172 mil euros do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER) do programa COMPETE da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto, FEUP e FCUP.

INESC TEC, outubro de 2013

About Us

Connect INESC TEC brings together the former employees of INESC TEC. We are dedicated to maintaining strong connections with former employees and here you can receive news about the Associate Laboratory and keep in touch with other ex co-workers.

Where are you now?

Read More