INESC TEC conclui projeto europeu
Uma das grandes inovações do projeto ‘CumuloNimbo: Highly Scalable Transactional Multi-Tier PaaS’ foi o facto de conseguir atingir muito grande escalabilidade sem com isso perder a coerência dos dados manipulados, problema comum nas PaaS utilizadas atualmente. A reunião de conclusão do projeto realizou-se a 27 de novembro e em destaque esteve o “excelente progresso” verificado pela comissão de avaliação da Comissão Europeia.
A PaaS constitui uma forma de alugar todo o ecossistema de software, eg. sistemas operativos, base de dados, servidor de aplicações, etc., necessário à execução de aplicações num fornecedor de computação na nuvem. Um dos principais desafios associados às tecnologias da computação na nuvem, ou da “cloud”, e à nova geração de PaaS prende-se com a necessidade de uma programação fácil, capaz de oferecer às tradicionais abstrações e ferramentas de programação e, simultaneamente, tirar partido da elasticidade oferecida pela cloud.
O CumuloNimbo apresenta uma nova geração de uma plataforma de execução que pode ser instalada como um serviço (PaaS), e que consiste em componentes de software modulares e empilháveis fáceis de programar e que oferecem toda a comodidade e confiabilidade do paradigma transacional presente em qualquer sistema de base de dados tradicional sobre o qual assenta a esmagadora maioria das aplicações atuais. Ao mesmo tempo, pretende-se que a plataforma seja capaz de fornecer serviços ao nível da Internet, em que centenas de nós fornecem serviços a milhões de clientes.
As PaaS usadas atualmente sacrificam frequentemente a coerência dos dados a favor da escalabilidade. Esta coerência torna-se responsabilidade dos criadores de aplicações, obrigando a que sejam especialistas a criar aplicações sobre as PaaS, o que muitas vezes não é viável para as PME, por exemplo.
De acordo com a Comissão Europeia, o projeto “atingiu todos os seus objetivos científicos e técnicos e excedeu as expectativas”. Além disso, o CumuloNimbo “tem grande potencial para ser explorado e para se tornar um sucesso de mercado”.
Liderado pela Universidad Politécnica de Madrid (Espanha) e com a participação do INESC TEC através da Universidade do Minho, o CumuloNimbo reuniu ainda em parceria as seguintes entidades: SAP AG (Alemanha), Foundation for Research and Technology – Hellas (Grécia), Yahoo Research (Espanha), McGill University (Canadá), Flexiant Limited (Reino Unido). O projeto contou com financiamento da União Europeia através do 7º Programa-Quadro.