INESC TEC com novo projeto europeu na área da indústria transformadora
Intitulado EU-Great - European guide and recommendations for the combined funding of large-scale RDI initiatives, este projeto resulta da constatação de uma crescente falta de financiamentos e da necessidade de os setores públicos e privados se juntarem por forma a aumentar o número de iniciativas de IDI de larga escala na Europa, e consequentemente permitir um aumento da comercialização de novas tecnologias, produtos e serviços que coloquem a indústria europeia numa posição mais competitiva.
O EU-Great vai, então, estudar as condições para a utilização combinada de mecanismos de financiamento, identificando os aspetos-chave que levam à falta de investimento neste tipo de iniciativas, e criando uma visão geral das fontes de investimento públicas e privadas. Estas iniciativas de IDI de grande dimensão, incluindo a implementação de demonstradores e linhas piloto, deverão garantir uma total cobertura do processo de inovação, desde a investigação até à comercialização de novas tecnologias, por forma a maximizar o seu impacto.
O projeto é liderado pela fundação TECNALIA (Espanha) e conta com diversos parceiros de referência a nível europeu, incluindo o INESC TEC, CEA e Platiques RG (ambos da França), TNO (Holanda), VTT (Finlândia), Catapult (Reino Unido), Universidade Wroclawska (Polónia), NANOFutures e Arcelomittal (ambos da Bélgica), e CDTI (Espanha).
A equipa do INESC TEC envolvida no projeto conta com Luís Carneiro, coordenador do CESE, e Vasco Teles.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto.
INESC TEC, fevereiro de 2015