You are here: Home Notícias & Eventos INESC TEC assina protocolo com maior fabricante português de calçado

INESC TEC assina protocolo com maior fabricante português de calçado

Celebrando uma parceria de quase 20 anos, o INESC TEC e a Kyaia assinaram, no dia 14 de novembro, um contrato-programa com o objetivo de promover atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico em áreas como planeamento e logística, gestão de cadeias de fornecimento, customização de produtos, organização da produção e sistemas de gestão empresariais.

CONTRATO-PROGRAMA COM KYAIA VAI ALAVANCAR INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Este protocolo confere um novo impulso à colaboração de longa data entre a Kyaia e o Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, que tem contribuído ativamente para a melhoria da produtividade do setor do calçado, desenvolvendo novos métodos de produção e sistemas inovadores.

1 2
Modernidade do setor do calçado assenta em novas tecnologias

O setor da indústria do calçado é o mais internacionalizado da economia portuguesa, exportando mais de 95% da produção para 132 países. É também um dos mais avançados do mundo, enviando a sua tecnologia para os cinco continentes. Com 1.696 empresas nas suas fileiras[1], este setor tem apostado fortemente em produtos de maior valor acrescentado, alicerçados no desenvolvimento de novas tecnologias e na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

O INESC TEC tem sido aliado das empresas do setor, do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) e das empresas fornecedoras de tecnologia ao setor, oferecendo conhecimento, tecnologia e soluções que têm contribuindo para a melhoria do desempenho desta indústria. Uma das empresas que vem mantendo uma parceria de longa data com a instituição é o Grupo Kyaia. O maior fabricante português de calçado tem beneficiado da introdução de tecnologia made in INESC TEC nos seus processos produtivos. Aliás, a flexibilidade de produção proporcionada pelas tecnologias do Laboratório Associado assume-se como um dos elementos-chave para o sucesso da marca própria da Kyaia, a Fly London.

3 5

Tomando como ponto de partida esta evidência, o contrato-programa assinado com a Kyaia, em Guimarães, formaliza a aliança que une as duas instituições, assegurando a continuidade da parceria. Durante os próximos três anos o Grupo vai financiar projetos de investigação conjuntos que deem origem a novos processos, produtos e serviços, bem como apoiar a formação avançada, nomeadamente ao nível de mestrado e doutoramento. Espera-se que os resultados desta parceria sejam posteriormente difundidos, contribuindo para o desenvolvimento, competitividade e internacionalização do sector e, se aplicável, da indústria em geral, fase em que a colaboração do CTCP será especialmente importante.        

A assinatura do protocolo contou com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva que, de visita à Kyaia, no âmbito da terceira jornada do "Roteiro para uma Economia Dinâmica", elogiou a investigação científica com aplicação na indústria, exemplificada neste contrato-programa.

6 7

INESC TEC - Kyaia: uma aliança com quase duas décadas

A colaboração entre INESC TEC e Kyaia arrancou com os projetos LOGICSTORE e LOGICTRANS em 1996 no âmbito da FACAP – Fábrica de Calçado do Futuro. Em parceria com a empresa Lirel e o CTCP, o INESC TEC instalou o LOGICSTORE - um sistema altamente inovador de armazenamento e distribuição automática para linhas de costura - no polo de Paredes de Coura. No historial mais recente de colaborações entre as duas entidades é de destacar a participação em dois projetos emblemáticos: o HighSpeedShoeFactory e o ShoeID.

O HighspeedShoeFactory oferece uma nova solução de produção de calçado personalizado em 24 horas. Concebido numa lógica de secção única de total flexibilidade e total polivalência, o novo modelo organizacional em fluxo único de produção substitui as tradicionais secções de corte, costura, montagem e acabamento por sistemas de distribuição automatizada integrados com sistemas de corte automatizado e controlo automatizado online dos fluxos dos produtos e processo. Ou seja, com esta nova tecnologia, o posicionamento dos postos de trabalho na fábrica deixa de ter importância, na medida em que a unidade está totalmente automatizada e interligada por transportadores que asseguram o fluxo das matérias-primas e do produto nos seus vários estádios.

7  8

Já a solução ShoeID foi desenvolvida para a marca FLY London com o objetivo de melhorar a eficiência em toda a cadeia de abastecimento. Além de otimizar os processos e ajudar a evitar perdas na cadeia logística, a solução agrega valor na loja, incorporando um piso inteligente RFID, que permite ao cliente experimentar um par de sapatos e ver a sua imagem projetada em tempo real. Outra das aplicações do ShoeID é a incorporação da tecnologia RFID na fase inicial do ciclo de produção do calçado de forma a facilitar o acompanhamento de toda a cadeia de valor desde as primeiras operações de fabrico do calçado até ao consumidor final, a eliminação da elevada carga documental em papel, a otimização de rotas de distribuição e, ao nível das Lojas e Stands, a introdução de soluções inovadoras ao nível da interatividade produtor-consumidor. Também permite que os gestores das lojas saibam, em qualquer momento, o que está em stock, o que está na frente de loja e o que precisa de ser reabastecido. Estes projetos contaram ainda com a colaboração do CTCP, da FEUP e das empresas CEI, Creative Systems, FlowMat e Silva e Ferreira.

Ambas as tecnologias estão a ser aplicadas na Kyaia e já foram replicadas noutras empresas, comprovando a excelência da investigação do CESE na área da gestão das operações e do desenvolvimento de soluções de otimização e apoio à decisão para empresas industriais.

9 10

Protocolo reforça contribuição do INESC TEC para o sucesso do setor

O estabelecimento deste contrato programa concretiza a missão do INESC TEC, nomeadamente, fortalecendo a interface entre o mundo académico e o mundo empresarial e contribuindo para a melhoria do desempenho da indústria através da promoção de atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria e formação avançada.

Este contrato programa de três anos reforça a parceria de longa data com a Kyaia e potencia uma colaboração mais próxima. “Uma parceria deste tipo permite identificar melhor os problemas e desafios da empresa, definir linhas de investigação de mais longo prazo, promover novos projetos, trabalhos de doutoramento e formar quadros da empresa em domínios avançados relevantes. Por outro lado define mecanismos que tornam mais ágil e mais rápido o lançamento de novos projetos e iniciativas”, refere o coordenador do CESE, Luís Carneiro. De referir ainda que este contrato-programa permite reforçar a contribuição do INESC TEC para o sucesso do setor do calçado, naturalmente em articulação com outras entidades, com destaque para o Centro Tecnológico do Calçado.  

O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: INESC Porto.


[1] Segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS).

INESC TEC, novembro de 2014

About Us

Connect INESC TEC brings together the former employees of INESC TEC. We are dedicated to maintaining strong connections with former employees and here you can receive news about the Associate Laboratory and keep in touch with other ex co-workers.

Where are you now?

Read More