INESC TEC apresenta resultados preliminares do FIRE-ENGINE
O FIRE-ENGINE é um projeto de investigação enquadrado no Programa MIT Portugal, que visa desenvolver métodos para apoiar decisões de políticas públicas e estratégias de operações, no sistema de gestão de prevenção e combate a incêndios florestais.
O projeto, que arrancou em março do ano passado, já conta com um modelo de simulação e um estudo estatístico. O modelo de simulação permite perceber o impacto dos falsos alertas e dos reacendimentos na performance do dispositivo de combate, enquanto o estudo estatístico, com âmbito nacional, mostra a ligação entre a pressão a que está sujeito o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais do distrito e o elevado número de reacendimentos observado em consequência de dias com mais ignições. Em conjunto, os dois trabalhos evidenciam a oportunidade de criar uma cadeia de resultados positivos: menos falsos alertas e menos reacendimentos permitem mais tempo disponível para o rescaldo, o que, por sua vez, conduz a menos reacendimentos e, logo, menos ignições (e assim sucessivamente).
A equipa, coordenada pelo investigador João Claro (coordenação da UITT), por Richard de Neufville (do MIT) e por Tiago Oliveira (da grupo Portucel Soporcel), é composta por Abílio Pereira Pacheco (do INESC TEC), Ross Collins e Hèctor Fornés (do MIT), Ana Barros (do grupo Portucel Soporcel), José Cardoso Pereira, José Calvão Borges e Inês Melo (do ISA), e Paulo Fernandes e Carlos Loureiro (da UTAD).
Créditos Fotos:
http://inhabitat.com/fighting-forest-fires-tree-power/