INESC TEC apresenta aplicação para previsão de investimentos na rede elétrica
A aplicação, desenvolvida durante o projeto PROB (Previsão de Investimentos Obrigatórios), permitirá fazer estimativas dos investimentos e comparticipações para o horizonte 2013-2019, avaliando a evolução destas grandezas juntamente com a previsão de evolução do consumo em Portugal, bem como de diversos parâmetros de caráter macroeconómico. O modelo geral incorpora ainda os efeitos das alterações regulamentares ocorridas em 2007 e em 2013 e que, numa primeira fase, provocaram uma redução do valor das comparticipações e, de seguida, se estima poder originar o seu incremento.
A aplicação foi demonstrada no início de maio e recebida positivamente pela equipa da EDP Distribuição que acompanhou o projeto. Na reunião final, a empresa manifestou o seu apreço pelo trabalho desenvolvido, bem como pelos resultados apresentados.
Esta primeira fase do projeto teve a duração de 12 meses, estando previstas duas atualizações das estimativas em 2014 e 2015. No desenvolvimento desta aplicação participaram José Nuno Fidalgo, João Tomé Saraiva e Rui Nogueira da Costa, todos investigadores da USE.