INESC Porto lança primeiro laboratório de mobilidade elétrica
A indústria nacional, particularmente os fabricantes destas tecnologias, também podem beneficiar do laboratório para desenvolver e testar as suas soluções inovadoras e com potencial exportador. Este é o grande output do projeto REIVE (Redes Elétricas Inteligentes com Veículos Elétricos).
Os fabricantes portugueses de tecnologia no setor elétrico têm agora ao seu dispor, em terreno nacional, um laboratório com capacidades para desenvolver, testar e validar tecnologia de alto valor acrescentado e com potencial de exportação. Neste momento, o laboratório – que é pioneiro em Portugal e um dos únicos na Europa - já está equipado com um conjunto de protótipos de inversores inteligentes para controlo de microgeração (solar fotovoltaica e micro-eólica) e baterias de veículos elétricos (bidirecional) com capacidade para se adaptarem autonomamente às necessidades e limitações da rede elétrica.
O projeto REIVE arrancou em 2010 e envolveu um investimento total de cerca de 2,6 milhões de euros, comparticipados pelo FAI (Fundo de Apoio à Inovação) e por parceiros líderes no setor (EDP Distribuição, EFACEC, Logica e REN), contando ainda com o apoio da CONTAR e da Galp Energia. A infraestrutura laboratorial teve ainda apoio do financeiro do QREN via ON2.
O Laboratório pretende alavancar a criação de soluções que permitam a integração massiva de veículos elétricos e microgeração nas redes elétricas de distribuição.