INESC P&D Brasil e universidade chilena definem objetivos para a América do Sul
Com uma agenda muito específica, a UTEM veio ao Brasil conhecer algumas das atividades de investigação e desenvolvimento do IB. As linhas estruturais de interesse dos Chilenos centraram-se na Robótica, Energia, Telecomunicações e Meio Ambiente. Adicionalmente, a UTEM manifestou especial interesse na compreensão das relações existentes na Rede INESC Brasil, realçando a forte presença do INESC TEC.
As reuniões decorreram na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), reunindo investigadores do IB posicionados nestas três universidades e ainda na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
A troca de experiências teve início com uma apresentação do IB sobre os projetos da área de Ambiente e Saúde, com Ana Pinto. Seguiu-se a apresentação da Energia, com Diego Issicaba, focando o interesse da área de Energia e Produção no sector eléctrico chileno. Na área de telecomunicações, com Hermes Monego, as instituições encontraram semelhanças nas atividades de investigação, projetando uma rápida aproximação das áreas. Na sequência da visita, Marcelo Petry e Leonardo Honório, acompanharam a comitiva do Chile à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com as discussões centradas na atuação da Robótica. Do lado chileno, foram identificadas oportunidades de atuação para o IB e para a Rede INESC Brasil nos segmentos da Mineração, Energia Elétrica, Criação e Cultura de Salmão em Cativeiro, e Defesa.
Um dos resultados imediatos do encontro foi a conceção de um novo workshop direcionado para a indústria e a academia Chilena, que será organizado pela UTEM em Santiago do Chile. No final do mês de novembro, alguns investigadores do IB deverão participar neste workshop, com o objetivo de encontrar formas de atuar junto da indústria e academia Chilena.
Estiveram presentes no encontro: Fernando Ulhoa (UTEM), Jorge Charlin (UTEM), Leonardo Bremermann, Diego Issicaba, Marcelo Petry e Mauro Rosa (IB- UTFPR), Ana Pinto (IB-UDESC), Hermes Monego (IB- UTFPR), Leonardo Honório (IB- UFJF).
INESC TEC, outubro de 2014