HASLab/INESC TEC inicia projeto sobre segurança e privacidade de dados na Cloud
A infraestrutura PRACTICE, que será fortemente orientada para a indústria, consistirá numa plataforma segura para serviços e aplicações organizacionais (SPEAR), e incluirá servidores de aplicações e ferramentas automáticas para o desenvolvimento de aplicações, satisfazendo os requisitos de segurança e privacidade relevantes.
Com a duração de 36 meses, o PRACTICE pretende abrir novos mercados para os fornecedores de serviços Cloud, removendo obstáculos à aceitação deste serviço relacionados com potenciais problemas de segurança e privacidade.
O HASLab será um dos intervenientes no projeto graças às suas competências na área da conceção e implementação de algoritmos e protocolos criptográficos, verificação formal de software e sistemas de armazenamento de dados altamente escaláveis para ambientes Cloud. O Parceiro Privilegiado do INESC TEC acumula ainda experiência nestas áreas, obtida através de três projetos europeus anteriores de grande relevância neste contexto: o CACE, o GORDA e o CumuloNimbo.
Assim, o HASLab estará envolvido no desenvolvimento de linguagens de programação e ferramentas de compilação para a implementação de sistemas de computação seguros, bem como de tecnologias de armazenamento de dados para dar suporte a aplicações Cloud com requisitos de segurança. Da equipa do Laboratório de Software Confiável que trabalhará diretamente com o projeto fazem parte os investigadores Manuel Barbosa, José Carlos Bacelar, Rui Oliveira e José Orlando Pereira.
Além do HASLab/INESC TEC, o projeto PRACTICE integra duas organizações de investigação e desenvolvimento sem fins lucrativos (Alexandra Institute e Distretto Tecnologico Aerospaziale), dois parceiros industriais líderes na Europa nas áreas de aplicação que vão ser exploradas (SAP e INTEL), três PME europeias direcionadas para a investigação e desenvolvimento (Technikon, Cybernetica e Partisia) e oito universidades de topo, onde se incluem a Bar Ilan University, a University of Bristol e a Technische Universitaet Darmstadt.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: U.Minho.