Fora de Série - Paula Faria
ESTE MÊS FALAMOS COM... PAULA FARIA (CF)
1. Prestes a comemorar um quarto de século ao serviço do INESC TEC, a Paula é nomeada “Fora de Série”. O que significa para si esta distinção??
Estou contente por ter sido nomeada “Fora de Série”. É muito bom sentir o reconhecimento do nosso trabalho.
2. Recentemente, a Paula recebeu outro voto de confiança da Direção do INESC Porto (DIP) ao ser nomeada responsável pelo Serviço de Contabilidade e Finanças, no âmbito da reestruturação dos Serviços e Funções de Apoio do INESC TEC, no início de 2014. Quais são os principais desafios associados à função de responsável pelas finanças de uma instituição com a dimensão do INESC TEC??
Nos últimos anos a gestão financeira e fiscal do INESC PORTO não tem sido fácil… Alguns constrangimentos financeiros, o aumento da dimensão e da burocracia fiscal, são os principais desafios do dia a dia, mas tenho a sorte de ter uma equipa de trabalho fantástica e muito dedicada, que me apoia incondicionalmente.
3. Como surge a vontade de investir num projeto pessoal com a envergadura de um Doutoramento, dadas as elevadas responsabilidades que tem no INESC TEC ?
Foi tudo crescendo naturalmente, desde que entrei no INESC no Porto sempre estudei, completei a Licenciatura, fiz pós-graduações, Mestrado e agora estou a terminar o Doutoramento. Trabalhar no INESC TEC e ter possibilidade de participar em alguns fóruns é fascinante. Conviver com este grupo de investigadores é inspirador. Por isso, neste meu percurso foi apenas necessário observar e trabalhar para atingir o objetivo.
4. A Paula acabou de regressar do Brasil, onde foi distinguida com o “Best Overall Paper Award” na 17ª edição da Conferência - International Academy of Management and Business (IAMB). Sente-se orgulhosa por obter reconhecimento científico internacional mesmo antes de concluir o Doutoramento?
Este é de facto um Prémio muito importante para mim. Enquanto aluna de Doutoramento faz-me sentir mais confiante e perceber que tenho muitos desafios pela frente.
5. Quando conta concluir o seu Doutoramento? Pode explicar, sucintamente, qual o tema que se propôs a estudar?
Em breve conto concluir o doutoramento, pois a tese já está na mão dos orientadores para os últimos comentários. O tema é a compensação dos executivos nas empresas high-tech e a escolha do CEO entre performance e inovação enquanto agente com responsabilidade na gestão.
Será que o CEO está mais interessado em apresentar aos seus acionistas resultados de curto prazo ou apresentar resultados de longo prazo, sendo que este interesse entre performance e inovação pode ser assimétrico? É esta a discussão que está presente na minha tese.
6. Pedimos que comente a nomeação da Direção do INESC TEC, na pessoa do Presidente, José Manuel Mendonça, que esteve na base desta distinção.
A Paula Faria tem sido, ao longo de muitos anos, muito mais do que uma colaboradora leal e dedicada. Afirmou-se como um esteio da estabilidade, rigor e segurança financeira do INESC TEC, assumindo elevadas responsabilidades na instituição.
Já seria de relevar que a Paula acumulasse as funções de chefia de um serviço tão sensível como Contabilidade e Finanças com o investimento pessoal num projeto de Doutoramento. O prémio científico internacional que agora lhe foi atribuído vem agora reforçar, de forma inequívoca, o reconhecimento público dos seus méritos e encher de orgulho uma casa onde sempre foi apoiado o aperfeiçoamento pessoal e dado o espaço às pessoas para expressão do seu valor individual.
O Professor Mendonça, como responsável da área Financeira, a quem eu reporto regularmente o ponto de situação financeiro do INESC TEC, acompanhou todo o meu percurso desde o Mestrado até ao Doutoramento, percebeu as minhas angústias e sempre me deu o seu apoio.
Estou muito grata pelo apoio do Professor Mendonça, de toda a Direção do INESC Porto, da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) e em particular do Professor João Claro, por me integrar na sua equipa e no seu fórum de discussão tão importante para mim.