You are here: Home Notícias & Eventos Fora de Série - Jorge Pereira

Fora de Série - Jorge Pereira

"O que me motiva a trabalhar no CPES do INESC TEC são os projetos inovadores, em que se resolvem problemas atuais, assim como alguns que surgirão num futuro próximo." Jorge Pereira
Fora de Série - Jorge Pereira

Jorge Pereira

1. Prestes a completar um quarto de século  de ligação ao INESC TEC/Centro de Sistemas de Energia (CPES)*, o que significa para si esta distinção?

Esta distinção significa muito para mim, dado que corresponde a um reconhecimento público de todo o trabalho que tenho feito e da dedicação com que o faço, em todos estes anos que estou no INESC TEC (desde que aqui estou já se chamou de INESCN e de INESC Porto). A distinção serve de grande motivação para continuar aqui o meu trabalho, sendo muito oportuna pois nos últimos tempos tem havido diversos fatores externos de desmotivação.

2. De que forma é que o trabalho que desenvolve no INESC TEC/CPES, em estreita ligação a empresas como é o caso da EFACEC e da EDP, enriquece a sua atividade enquanto docente do Ensino Superior?

Talvez diretamente não tenha efeitos no que ensino na Faculdade de Economia, dado que leciono unidades curriculares na área da Estatística e Matemática. Mas todas as ligações que tenho tido ao mundo empresarial e à efetiva resolução de problemas reais influenciam o modo como ensino. Principalmente, consigo ter a perceção das competências mais importantes que um estudante deve adquirir, tendo acesso a alguns exemplos que posso fornecer durante as aulas, mesmo que não estejam diretamente relacionados com os conteúdos programáticos.

jorge pereira jorge pereira

3. A colaboração entre o INESC TEC e a EFACEC começou em 1997 e teve sempre o Jorge como interlocutor. Considera que o Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos tem vindo a alavancar a colaboração entre o INESC TEC/CPES e a EFACEC?

Estou presente desde o início da colaboração que o INESC TEC tem tido no desenvolvimento de módulos para um Distribution Management System (DMS) da EFACEC, a qual começou em 1997. Durante todos estes anos foram desenvolvidos vários módulos e melhorados outros, tendo diversos colaboradores do INESC TEC trabalhado neste desenvolvimento.
Desde 2001, existe um contrato de manutenção com a EFACEC para os módulos desenvolvidos, que inclui a implementação de pequenas melhorias. Esta parceria tem permitido que a EFACEC instale o seu DMS em diversos clientes espalhados pelo mundo (Portugal, Grécia, Tunísia, Argélia, Brasil, Moçambique, Roménia, Índia, Vietname, …).
Esta parceria de sucesso, em conjunto com o nosso Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos, permitiu que o INESC TEC e a EFACEC se candidatassem e vissem aprovados projetos QREN e projetos europeus. Posso destacar o projeto SCADA BT (que se iniciou em 2012) e o projeto 3PHASE (que se iniciou em 2014), que são projetos da área da qual eu sou coordenador - área de Sistemas de Gestão de Redes (DMS/EMS) – e em que o Laboratório será muito útil na validação do sistema a ser desenvolvido, pois recria um ambiente próximo do real.

4. O que motiva um investigador sénior a trabalhar no INESC TEC/CPES?

O que me motiva a trabalhar no CPES do INESC TEC são os projetos inovadores, em que se resolvem problemas atuais, assim como alguns que surgirão num futuro próximo. Assim, tenho trabalhado na investigação e transferência de tecnologia em problemas que são a ordem do dia em outros grupos de investigação na mesma área em todo o mundo.
Outra grande motivação para trabalhar no CPES são os colegas.

jorge pereira jorge pereira

5. Que conselhos daria a um investigador em início de carreira?

Ver o INESC TEC como um local de aprendizagem e estar disposto a aprender como todos. Aproveitar ao máximo o conhecimento dos colegas de projeto, interagindo sempre que possível. Ter uma atitude proativa na resolução de problemas que surjam, assim como em todo o trabalho, não ficando à espera que seja indicado o que é para fazer. Integrar-se como se conhecesse todos os colegas desde a infância. Por último, o INESC TEC poderá ser um local de emprego por muitos anos, até de uma vida, mas a atitude deverá ser sempre a mesma.

6. Terminaremos este questionário, pedido que comente a nomeação de Manuel Matos, coordenador do CPES.

O Jorge Pereira é membro integrado do Centro de Sistemas de Energia (CPES) - antiga Unidade de Sistemas de Energia - desde 1991, coordenador da área de Sistemas de Gestão de Redes (DMS/EMS) e tem vindo a ser responsável pela manutenção de uma longa colaboração com a EFACEC (desde 1997), nomeadamente no desenvolvimento de módulos para sistemas DMS e EMS.
Nos meses mais recentes, em particular no mês de abril, para além de assegurar essa atividade, o Jorge participou ativamente no projeto europeu Sustainable e é ainda responsável pelo projeto SCADA-BT (EDP e EFACEC como parceiros), tendo nestes dois projetos conceptualizado e implementado metodologias de suporte à monitorização e operação das redes elétricas segundo o paradigma das redes inteligentes, num trabalho exigente e de alta qualidade que exigiu imensa dedicação.
Agradeço as amáveis palavras do Prof. Matos, e espero continuar a corresponder às suas espectativas.
Aproveito ainda para dizer que a longa colaboração que tem existido com a EFACEC se deve a muitos outros excelentes colaboradores que têm passado pelo INESC TEC, e que trabalharam de uma forma muito “profissional” na implementação de módulos que estão neste momento integrados no DMS da EFACEC e a funcionar em vários Centros de Despacho espalhados pelo mundo. Alguns deles teriam igualmente merecido uma distinção semelhante a esta.

*Centro de Sistemas de Energia (antiga Unidade de Sistemas de Energia - USE)

About Us

Connect INESC TEC brings together the former employees of INESC TEC. We are dedicated to maintaining strong connections with former employees and here you can receive news about the Associate Laboratory and keep in touch with other ex co-workers.

Where are you now?

Read More