Doutoramentos no INESC TEC premiados pela Sociedade Portuguesa de Ótica e Fotónica
A tese de Susana Silva, intitulada Fiber optic structures for refractive index and gas sensing, defendida na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), apresentou novas configurações de sensores em fibras óticas especiais para medição de índice de refração e para aplicação na deteção de gases. Teve como co-orientador o também investigador do CAP, José Luís Santos, e foi orientada por Xavier Malcata (Faculdade de Engenharia da U.Porto).
Já a dissertação de Raquel Queirós, igualmente defendida na FCUP, envolveu o desenvolvimento de novos biossensores para a deteção e quantificação de contaminantes microbianos em águas para utilização humana. Foi orientada por Maria Goreti Sales Instituto Superior de Engenharia do Porto e coorientada por Paulo Silva Marques Santos (INESC TEC/FCUP). .
As investigadoras foram bolseiras da Fundação para a Ciência e Tecnologia pelo Programa de Bolsas Individuais de Doutoramento e realizaram os seus trabalhos no CAP. Foram ainda membros da direção do Capitulo de Estudantes da Universidade do Porto da SPIE, International Society for Optics and Photonics, em 2013. Raquel Queirós é atualmente Research Fellow no INL- International Iberian Nanotechnology Laboratory e Susana Silva continua no CAP, enquanto bolseira da FCT de Pós-doutoramento.
Os prémios serão entregues a 30 de maio próximo por ocasião da conferência AOP 2014 – Applications of Optics and Photonics a decorrer em Aveiro entre 28 e 30 de maio.
A SPOF foi criada em novembro de 2009 com o objetivo de promover a ótica nas vertentes de investigação científica e tecnológica mas também da formação e educação em ótica pura, aplicada e fotónica.
*Antiga Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE)
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FCUP.
INESC TEC, maio de 2014