Decisões do Conselho Geral do INESC Porto
O Relatório de Gestão e Contas e o Relatório de Atividades de 2013, aprovados por unanimidade, constituíram o primeiro ponto da reunião. Em seguida, foram eleitos os novos membros dos Órgãos Associativos de caráter consultivo para o quinquénio 2014/2018: Comissão de Acompanhamento Científico e Conselho Científico. A nova composição do Conselho Científico passa a integrar um membro efetivo por cada Unidade e alguns membros suplentes. A Comissão de Acompanhamento Científico passa também a incluir mais um membro, da área de atividade do C-BER, Max Viergever, da University Medical Center Utrecht.
Discutiu-se também a participação do INESC Porto em empresas e outras instituições e foram anunciadas as comemorações dos 30 anos do INESC no Porto em 2015.
Outro ponto apresentado diz respeito às alterações na arquitetura institucional, na sequência da candidatura à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Informou-se ainda que está a ser implementada uma descentralização de processos de decisão ao nível das unidades e que está em curso um processo de convergência das unidades associadas para um modelo de gestão único. Além disso, a Direção do INESC Porto comunicou a reorganização dos serviços de apoio e a criação dos denominados “serviços de negócio”.
Finalmente, na vertente da imagem externa, deu-se a conhecer a decisão de reforçar a utilização do nome INESC TEC na apresentação institucional.
A reunião terminou com a despedida de José Marques dos Santos do cargo da Presidência da Mesa do Conselho Geral, em virtude do termo do seu mandato como reitor da U.Porto, que elogiou o papel do INESC Porto como instituição de referência na sua área.
Foi ainda proposto e aprovado um voto de louvor à Direção que, por sua vez, agradeceu a José Marques dos Santos a forma como desempenhou o cargo que agora abandona.
INESC TEC, maio de 2014