Decisões do Conselho Geral do INESC Porto
A ordem de trabalhos da reunião incluiu, entre outros pontos, a apresentação do Relatório de Gestão e Contas e do Relatório de Atividades de 2012, que foram aprovados por unanimidade. Foi também proposta e aprovada a recondução dos membros dos Órgãos Associativos para o biénio 2013/2014 (Mesa do Conselho Geral, Direção e Conselho Fiscal).
Foram discutidos vários assuntos sobre o relacionamento com os associados, mais especificamente o aumento do património associativo aprovado em dezembro passado. Finalmente foi ainda discutida a participação do INESC Porto em empresas e outras instituições.
Em discurso direto
José Manuel Mendonça, Diretor do INESC Porto
“É normal que quem tenha a gestão de uma instituição preste contas aos associados, dos ‘donos’ dessa instituição, e receba a opinião sobre as propostas de condução estratégica da mesma. É isso que se faz duas vezes por ano regularmente no INESC Porto, com a aprovação no final de cada ano do Plano de Atividades e do Orçamento para o ano seguinte e, entre abril e junho, com a aprovação do Relatório de Contas e Plano de Atividades do ano anterior. Neste aspeto particular, o INESC Porto responde perante os seus associados da mesma forma que uma empresa responde perante os seus acionistas. E é nestas reuniões que os representantes dos associados partilham entre si e com a Direção as grandes linhas estratégicas de desenvolvimento da instituição, as melhores formas de enfrentar as dificuldades que a conjuntura externa coloca e ações de aproveitamento de novas oportunidades. Os Conselhos Gerais são, pois, para além da formalidade exigida pela lei, uma oportunidade única e riquíssima para a Direção do INESC Porto interagir com os associados da instituição.”