Você está aqui: Entrada Notícias & Eventos Corporate Boletim INESC TEC / Micro I/O

Corporate Boletim INESC TEC / Micro I/O

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Corporate Boletim INESC TEC / Micro I/O

Paulo Bartolomeu

Paulo Bartolomeu

Diretor de Investigação, Desenvolvimento e Inovação na Micro I/O

  • "A colaboração da Micro I/O com o INESC TEC realizou-se ao nível das tecnologias de localização de pessoas em ambientes interiores. A equipa líderada pelo Prof. Luís Côrte-Real desenvolveu um sistema de reconhecimento de pessoas baseado em imagens de vídeo que permite identificar a sua localização e mapeá-la numa determinada divisão e instante temporal. "

Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC

A Micro I/O colaborou com a Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC no âmbito do projeto  Living Usability Lab.

Áreas de Negócio

Empresa especializada na criação de soluções de software e hardware.

Ano em que colaborou com o INESC TEC

Em 2011 e 2012.

Título do projeto

Living Usability Lab (LUL) - Laboratório Vivo de Utilização de Tecnologias Inovadoras para as Redes de Nova Geração

Unidade(s) do INESC TEC com que colaborou

Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM)

Responsável pelo projeto (INESC TEC)

Luís Côrte-Real

Testemunho relativo ao Projeto

O projeto  Living Usability Lab (LUL) reúne as contribuições de um consórcio composto por diversas instituições de investigação (FEUP, IEETA, INESC TEC e Universidade de Aveiro) e empresas tecnológicas (Microsoft, Micro I/O e Plux). Este projeto teve como objetivo central o desenvolvimento de tecnologias e serviços para  apoio a cidadãos saudáveis, ativos e produtivos, usando as redes de nova geração como o mecanismo habilitador de aplicações com requisitos exigentes de processamento de informação.

O projeto LUL inclui várias dimensões de apoio à autonomia, destacando-se a interação natural com elementos da habitação através de interfaces multimodais, a telereabilitação suportada em tecnologias de comunicação de voz/vídeo e em sensores de sinais vitais para monitorização da condição física dos utilizadores, localização de pessoas na habitação e acompanhamento das atividades diárias, apoio à toma de medicamentos baseada em agentes robóticos e monitorização e controlo da habitação através de domótica inteligente.

A colaboração da Micro I/O com o INESC TEC realizou-se, em particular, ao nível das tecnologias de localização de pessoas em ambientes interiores. A equipa liderada pelo Prof. Luís Côrte-Real desenvolveu um sistema de reconhecimento de pessoas baseado em imagens de vídeo que permite identificar a sua localização e mapeá-la numa determinada divisão e instante temporal. Esta tecnologia recorre a câmeras de elevada resolução, permitindo identificar individualmente cada utilizador que se encontra num determinado espaço. Em conjunto com o sistema de localização indoor desenvolvido pela Micro I/O, baseado em tecnologias de comunição por rádio-frequência,  esta tecnologia permite estabelecer um algoritmo de localização de pessoas mais exato e fiável, com vantagens claras quer para os utilizadores e quer para o sistema em geral.

A fusão das tecnologias de localização desenvolvidas ao abrigo do projeto LUL é o primeiro passo no desenvolvimento de uma solução comercial para localização fina em ambientes interiores. Esta solução poderá vir a ser integrada como um funcionalidade adicional nos sistemas de gestão de escolas, controlo de acessos, controlo de assiduidade e micropagamentos para a indústria e serviços que a Micro I/O desenvolve atualmente.

Quem Somos

O Connect INESC TEC junta os antigos colaboradores do INESC TEC. Pretendemos manter ligações fortes com os nossos antigos colaboradores, que podem aqui receber notícias sobre o Laboratório Associado e manter contacto com os seus antigos colegas.

Cadê Você?

Ler mais