Corporate BIP / Parque Escolar EPE
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
Em novembro de 2009, a Parque Escolar, E.P.E. estabeleceu, com o Consórcio ProNIC (1), um contrato de prestação de serviços de investigação e desenvolvimento visando a adaptação da metodologia ProNIC (2) ao Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário (PMEES).
Desde então, a Parque Escolar, E.P.E. e o Consórcio ProNIC constituíram uma efetiva parceria para a concretização de um projeto único de investigação aplicada, com escala e impacto nacionais e sem paralelo no espaço comunitário.
Após quase quatro anos de utilização da metodologia ProNIC, é hoje possível identificar um vasto conjunto de benefícios para a Parque Escolar, E.P.E. e para o PMEES, resultado, por um lado, da utilização da plataforma e dos diversos módulos entretanto desenvolvidos e disponibilizados e, por outro, da adoção de novas metodologias de trabalho dela decorrentes, com um forte impacto na integração e desmaterialização de processos.
(1) O desenvolvimento do trabalho técnico do ProNIC é assegurado por um consórcio, criado para o efeito, composto pelo Instituto da Construção (IC-FEUP), pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto).
(2) ProNIC – Protocolo para a Normalização da Informação Técnica na Construção.
Áreas de Negócio
Modernização do Parque Escolar Destinado ao Ensino Secundário
Ano em que colaborou com o INESC TEC
Desde novembro de 2009
Título do projeto
ProNIC – Protocolo para a Normalização da Informação Técnica na Construção
Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou
UESP – Unidade de Engenharia e Sistemas de Produção
Responsável pelo projeto (INESC TEC)
Luís Guardão
Testemunho relativo ao Projeto
O projeto ProNIC visa a criação de um conjunto integrado e sistematizado de conteúdos técnicos e de funcionalidades informáticas de articulação, gestão e interface com os utilizadores durante as várias fases do processo construtivo.
A origem deste projeto remonta a 2005, mas é a partir de 2009, com a participação da Parque Escolar, E.P.E., que o ProNIC sofre substantivas evoluções, tendo sido desenvolvidos e disponibilizados, ao longo deste período de parceria e colaboração, novos módulos e funcionalidades.
Hoje, o ProNIC, para além de possibilitar a estruturação, normalização e construção do articulado dos projetos e dos respetivos mapas de quantidades de trabalhos, função que esteve na sua génese, permite integrar informação relativa ao lançamento de procedimentos de contratação de empreitadas com a plataforma de compras públicas adotada pela Parque Escolar, E.P.E., gerir e controlar todas as alterações contratuais, nomeadamente no que se refere ao registo e tramitação processual de ordens de execução e de adicionais aos contratos das empreitadas, realizar o registo da execução dos trabalhos mensais das empreitadas, nomeadamente ao nível do lançamento e aprovação dos autos de medição mensais, e, ainda, consultar toda a informação agregada à plataforma visando gerar indicadores económicos a partir dela e construir referenciais para a celebração de novos contratos de empreitada.
A utilização do ProNIC em contexto real tem sido decisiva para a evolução e aperfeiçoamento da plataforma, sendo essencial o contributo contínuo dos projetistas, das fiscalizações e a participação ativa das diversas áreas da Parque Escolar, E.P.E. na especificação dos novos desenvolvimentos e na afinação dos seus processos internos.
As funcionalidades hoje disponibilizadas pelo ProNIC, embora estando muito adaptadas à realidade da Parque Escolar, E.P.E. e do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário, podem ser utilizadas por qualquer organismo público com responsabilidades na contratação e gestão de empreitadas, uma vez que o mesmo foi desenvolvido e encontra-se adequado ao cumprimento das normas legais fixadas no CCP (3).
Acima de tudo, através da utilização desta plataforma é possível constituir um importante referencial da obra pública e, porque não dizê-lo, para o setor da construção portuguesa.
A participação do INESC TEC no desenvolvimento desta plataforma tem sido decisiva para a prossecução e materialização dos objetivos fundamentais do ProNIC, da Parque Escolar e do PMEES, realçando-se, pelo seu profissionalismo, esforço, dedicação e persistência da sua equipa e dos seus responsáveis, Luís Guardão e Luís Lima, que têm sido incansáveis.
(3) Código de Contratação Pública.