Corporate BIP / Medlog
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
2013.02 - Projeto "Métodos Flexíveis de Gestão Global de Stocks"
2014.02 - Projeto "Configuração da Cadeia de Abastecimento"
Áreas de Negócio
Logística farmacêutica e hospitalar.
Ano em que colaborou com o INESC TEC
Desde 2013.
Título do projeto
Métodos Flexíveis de Gestão Global de Stocks
Unidade(s) do INESC TEC com que colaborou
CEGI - Centro de Engenharia e Gestão Industrial*
Responsável pelo projeto (INESC TEC)
Bernardo Almada-Lobo
Testemunho relativo ao Projeto
A operação da Medlog está distribuída por cinco plataformas logísticas localizadas de forma a garantirem uma cobertura rápida e eficiente de todo o território nacional. As plataformas são abastecidas maioritariamente, de forma direta, a partir dos cerca de 250 fornecedores disponíveis ou, em situações previamente definidas, por transferência de mercadoria com origem nas restantes plataformas da rede.
Este projeto surgiu da necessidade de diminuir os dias de stock (mantendo ou melhorando a qualidade de serviço determinada pelo indicador de faltas), agilizar a gestão de stocks entre armazéns e facilitar o cumprimento dos valores orçamentados para o processo de abastecimento. Definiu-se, assim, como objetivo fundamental, reduzir em dois o número de dias de stock global da empresa, sem comprometer de nenhuma forma o nível de serviço ao cliente.
A equipa foi selecionada para este projeto por dois motivos fundamentais: conhecimento prévio do algoritmo de gestão de stocks existente na organização resultante de colaborações anteriores; reconhecido mérito e competência nesta área de intervenção.
O projeto teve a duração de 21 semanas, em cinco fases: análise e especificação de requisitos; recolha, análise e validação da informação; desenho e implementação do algoritmo, testes e validação dos resultados; implementação final e monitorização. A equipa de projeto foi constituída por elementos do INEGI, do INESC TEC e da Medlog, sensivelmente em igual número. Os elementos da Medlog eram provenientes de várias áreas da empresa, e dispensaram no seu conjunto 610 horas a este projeto.
Os resultados obtidos superaram as expectativas duplicando as previsões iniciais. Foi conseguida uma redução de mais de 4 dias de stock mantendo os elevados padrões de serviço prestado aos clientes. Além disto, a Medlog ficou dotada de algoritmos inovadores, tanto para o processo de compras como para as transferências entre armazéns.
Na execução do projeto foram detetadas algumas “pequenas” melhorias de implementação rápida que, embora não contribuindo diretamente para o objetivo proposto, uma vez implementadas constituíram “pequenas vitórias” que ajudaram a manter a equipa motivada e com claro benefício para a organização.
Ao longo do projeto foram várias as sessões de trabalho conjuntas entre os diversos intervenientes, sempre num clima de boa colaboração, profissionalismo, empenho e exigência, fatores com um impacto muito grande na qualidade dos resultados alcançados.
Deste trabalho surgiram ideias e oportunidades para novas colaborações, algumas das quais deram origem a novos estudos, como é exemplo o projeto de Configuração da Cadeia de Abastecimento, que se encontra neste momento já em fase de conclusão.
*Antiga UGEI - Unidade de Gestão e Engenharia Industrial