Corporate BIP / Ambithus
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
A Ambithus é uma empresa recente, com apenas dois anos e meio e este é o primeiro projeto em cooperação com o INESC TEC. |
Áreas de Negócio
Empresa de consultoria, formação e investigação, especializada em Gestão de Projetos, Análise de Negócio e Metodologias Ágeis.
Ano em que colaborou com o INESC TEC
Desde 2012.
Título do projeto
OPM3 Portugal.
Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou
UESP – Unidade de Engenharia e Sistemas de Produção
Responsável pelo projeto (INESC TEC)
Paula Gomes (UESP).
Testemunho relativo ao Projeto
O projeto OPM3 Portugal é liderado pela Ambithus, que é uma empresa de consultoria, formação e investigação, especializada em Gestão de Projetos, Análise de Negócio e Metodologias Ágeis. O projeto tem este nome porque é organizado com base no standard internacional do Project Management Institute (PMI®) OPM3®; que é o modelo de avaliação de maturidade em gestão de projetos, programas e portfólios mais interessante, porque cruza os processos organizacionais com os facilitadores na organização.
A Ambithus privilegia as atividades de Investigação & Desenvolvimento Tecnológico (ID&T), mas é a única entidade portuguesa registada como consultora (RCP) e formadora (REP) certificada pelo PMI®.
O projeto OPM3 Portugal decorre na área de ID&T da empresa, resultando de uma parceria com entidades do sistema científico, contando especialmente com a participação do INESC TEC.
O Projeto OPM3 Portugal é financiado pelo QREN, não apresentando qualquer custo para as entidades participantes. O OPM3 é um modelo standard, com as melhores práticas para a melhoria e desenvolvimento organizacional, avaliando as capacidades correntes da organização e mapeando os passos necessários para melhorar a performance organizacional. Deste modo, traz um enorme valor para as organizações, uma vez que as ajuda a desenvolver uma visão do caminho a seguir para melhorar a sua performance tanto na gestão de projetos, como na gestão de portfólios e na gestão de programas.
A participação no projeto OPM3 Portugal, proporciona às organizações a ligação entre o planeamento estratégico e a execução, amplia os resultados dos projetos, tornando-os mais previsíveis, fiáveis e consistentes e aumenta a correlação entre o desenvolvimento de projetos e o sucesso organizacional.
Permite também a identificação das melhores práticas que podem suportar a estratégia pela execução de projetos com sucesso e a identificação das capacidades específicas que a organização possui e que podem ser as “melhores práticas”, proporcionando assim uma ligação entre as capacidades e as entregas estratégicas.
Todo este trabalho de campo é elaborado através de um conjunto de entrevistas lideradas por consultores certificados em OPM3 e por investigadores do Sistema Científico Nacional aos principais envolvidos nas áreas de análise.
Após o trabalho de campo, é produzido um relatório de avaliação do estado de maturidade da organização e um plano de melhorias com o objetivo de indicar os caminhos que a organização pode seguir para estruturar e criar processos standardizados, onde são apontadas as boas práticas que a organização deverá ado-tar se quiser aumentar o seu grau de maturidade e competitividade.
Todo o processo de entrevistas, relatório de avaliação e plano de melhorias, obedece a critérios de rigor, controlo, objetivos, disciplina, imparcialidade e confidencialidade.
O projeto OPM3 Portugal está na fase de realização do trabalho de campo, tendo já sido avaliadas muitas empresas, algumas delas com a participação do INESC TEC e tendo o projeto recebido muitos inputs positivos pelo facto de trazer melhorias significativas para as organizações participantes.
Depois do trabalho de investigação individual, os dados obtidos (que se estima serem mais de 3 mil entrevistas em 100 organizações) vão ser clusterizados em setores / atividades / dimensões com o objetivo de se produzirem guias para a melhoria da maturidade organizacional em gestão de projetos, programas e portfólios que sejam úteis para todas as organizações nacionais.
A experiência com os consultores e investigadores do INESC TEC, nomeadamente com a Paula Gomes, a Maria Almeida e a Filipa Ramalho, tem sido fantástica. O profissionalismo, dedicação e orientação aos resultados para as organizações tem sido uma constante na relação da Ambithus com as pessoas do INESC TEC.