Coimbra recebe conferência sobre veículos elétricos
Os trabalhos foram abertos por Paulo Perreirinha, presidente da Comissão Organizadora da VPPC2014, e Jorge Vasconcelos, presidente da APVE. O painel teve como oradores J. Peças Lopes, do INESC TEC FEUP, que fez uma apresentação sobre Pesquisa e Desenvolvimento, seguindo-se Luís Reis, da Inteli, MOBI-E, que falou sobre Infraestruturas de Carregamento (Passado e Futuro), enquanto a visão sobre as Perspetivas Industriais foi transmitida por Pedro Silva, da EFACEC. A Miguel Águas, da agência Lisboa E-Nova, coube o tema “Mobilidade e Cidades Inteligentes”.
Nos trabalhos da segunda sessão discutiu-se os “Desafios e oportunidades para a mobilidade verde em Portugal, agora!” Os oradores convidados foram Pedro Costa, do MAOTE, que apresentou uma comunicação sobre “Veículos Elétricos na Administração Pública”.
O segundo orador foi António Vidigal, da EDP Inovação, cujo tema foi “Comercialização de eletricidade para VE’s”, seguindo-se Felipe Pinto, da DGEG, que deu a sua perspetiva sobre “Instalações Elétricas para Alimentação de Veículos Elétricos em Corrente. Alternada”: A visão das marcas foi partilhada por António Cavaco, da ACAP, enquanto o também moderador e presidente da APVE, Jorge Vasconcelos, encerrou os trabalhos, abordando a polémica questão da “Fiscalidade verde e mobilidade”. A IEEE VPPC 2014,Vehicle Power and Propulsion Conference é uma das mais importantes conferências mundiais na área dos veículos elétricos e do ponto de vista técnico-científico na área nuclear dos veículos elétricos será o acontecimento mais importante em Portugal durante vários anos.
Aos cerca de 200 participantes de todo o mundo na conferência juntaram-se cerca de 20 participantes do projeto europeu SAPPHIRE (PEM Fuel Cells Prognostics and Health management), que funcionou com programa próprio dentro da conferência. Mais de 13 mil veículos i3 produzidos pela BMW
Veículos Elétricos, 1 de outubro de 2014