CISTER/INESC TEC lidera projeto europeu sobre programação paralela previsível em processadores "many-core"
Terminada a primeira fase do projeto, que arrancou em outubro de 2013, o trabalho recebeu uma avaliação positiva na primeira reunião de avaliação, que se realizou a 15 de maio em Barcelona, Espanha.
A reunião de avaliação do P-SOCRATES focou o sucesso dos resultados obtidos durante a primeira fase do projeto, cujo objetivo é permitir que aplicações atuais e futuras, com elevados requisitos ao nível do desempenho e de tempo-real, possam usufruir das oportunidades promovidas pelos mais avançados processadores many-core (componente computacional com dezenas de unidades de processamento independentes, chamadas “núcleos”, que efetivamente leem e executam instruções), garantindo um desempenho previsível e mantendo, ou mesmo reduzindo, os custos de desenvolvimento de aplicações. A abordagem proposta será validada num espetro alargado de aplicações reais: um módulo de processamento de sinal de sensores em sondas espaciais, um controlador de fluxo de tráfego em cidades inteligentes, e uma ferramenta online de análise semântica de textos em tempo-real.
A equipa do CISTER, constituída por Luís Miguel Pinho (coordenador), Vincent Nelis, Patrick Yomsi e Eduardo Tovar, entre outros, está responsável pela coordenação e gestão técnica do projeto, além de liderar o Work Package “Timing and Schedulability analysis”.
O P-SOCRATES reúne em consórcio importantes entidades de investigação nas áreas de High-Performance Computing (Computação de Elevado Desempenho) e Embedded Computing (Computação Embebida): o CISTER, o Barcelona Supercomputing Centre (Espanha), a Universidade de Modena (Itália) e o Swiss Federal Institute of Technology Zurich (Suíça). Os parceiros industriais incluem a ATOS (Espanha) e as PME Evidence e Active Technologies (ambas da Itália). Os parceiros são ainda apoiados por uma comissão de avaliação industrial, que inclui multinacionais como a Airbus, a IBM e a Honeywell. O P-SOCRATES é um projeto do 7º Programa-Quadro da União Europeia e conta com um financiamento de mais de três milhões de euros.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: ISEP.