CISTER/INESC TEC com dois novos projetos europeus aprovados
O projeto DEWI vai identificar e implementar uma infraestrutura embebida de comunicação sem fios, que possa substituir as tradicionais redes de comunicação com fios utilizadas nos sistemas embebidos em automóveis, aviões, comboios e edifícios.
O projeto irá desenvolver-se em vários domínios de aplicação concretos, em que o CISTER é o líder do subprojeto dedicado a aplicações no domínio da aeronáutica, sendo essa área coordenada pelo investigador Nuno Pereira. A Unidade Associada do INESC TEC estará igualmente envolvida na gestão e arquitetura no domínio de interoperabilidade, que é responsável por detetar similaridades entre os vários domínios de aplicação.
O projeto DEWI é considerado um autêntico caso de sucesso, pois nunca antes o programa ARTEMIS havia registado a participação de tantos parceiros da indústria portuguesa num só projeto. Para além do CISTER, o projeto conta com a colaboração da Critical Software, Critical Materials e do grupo GMV (Skysoft).
Quanto ao projeto EMC2, este segue a tipologia AIPP (Artemis Inovation Pilot Project), e parte da observação que o domínio dos sistemas embebidos está a sofrer uma evolução disruptiva, em que tipos distintos de sistemas e componentes se interligam, reduzindo as fronteiras entre domínios de aplicação, e colocando o foco na interoperabilidade. Para além disso, a cada vez maior utilização de processadores multi e many-core introduz desafios para o desenvolvimento de aplicações críticas e de tempo-real, sendo que os processos de desenvolvimento de novos sistemas são ineficientes e caros.
A equipa do projeto EMC2 do CISTER, liderada por Eduardo Tovar, estará envolvida em várias das atividades de investigação do projeto, nomeadamente nos casos de uso "Executable Application Models and Design Tools for Mixed-Critical, Multi-Core Embeddded Systems", "Dynamic Runtime Environments and Services" e "Multi-core Hardware Architectures and Concepts” e ainda em dois dos “Living Labs”. O CISTER e a Critical Software estão a liderar um caso de uso na área da automação, estando a Unidade Associada do INESC TEC também envolvida no caso de uso na área da aviónica, liderado pelo Airbus Group. O projeto inclui ainda outros parceiros industriais e académicos de renome, tais como Ericsson, BMW, Volvo, Philips Healthcare, Siemens, Thales ou Infineon Technologies.
Ambos os projetos estão direcionados para a aplicabilidade e a indústria e espera-se que fomentem potenciais atividades de transferência de tecnologia no futuro.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira do Laboratório Associado: ISEP.