You are here: Home Notícias & Eventos Carlos Moedas escolhe a Universidade do Porto para a primeira visita oficial em Portugal

Carlos Moedas escolhe a Universidade do Porto para a primeira visita oficial em Portugal

A Universidade do Porto será o local da primeira visita oficial do comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação em Portugal. Carlos Moedas dedicará todo o dia de sexta-feira a conhecer as infra-estruturas de ciência, inovação e tecnologia da Universidade Porto e trocar impressões com os investigadores e empreendedores da instituição sobre o futuro da Ciência na Europa.
Carlos Moedas escolhe a Universidade do Porto para a primeira visita oficial em Portugal

Carlos Moedas

A visita terá início às 10:30, no edifício central do UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, onde o comissário europeu vai conhecer alguns exemplos das 185 empresas startup ali instaladas e que são já responsáveis pela criação de cerca de 1.500 novos postos de trabalhos qualificados na cidade do Porto.

O périplo continua depois no outro lado da rua, onde decorrem as obras de construção do edifício do I3S - Instituto de Inovação e Investigação em Saúde, o "super-centro de investigação" que irá reunir três dos mais conceituados centros da U.Porto: o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), o Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (IPATIMUP).

O percurso continua depois no INESC TEC e no INEGI, dois centros de investigação instalados no campus da Faculdade de Engenharia da U.Porto, onde será retomada a visita oficial após a pausa para almoço. A tarde inclui ainda uma deslocação ao futuro Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, onde ficará instalado o CIIMAR, para terminar pelas 17:00 horas, após uma visita às unidades de investigação da Faculdade de Ciências.

Organizada a pedido do próprio comissário europeu, a visita foi estruturada para demonstrar os resultados de projetos de investigação e inovação em áreas estratégicas para a Europa (como a Energia, o Mar e a Saúde), projetos de fomento do empreendedorismo e da ligação Universidade-Indústria e projetos de elevado valor científico em investigação fundamental e aplicada financiada pela União Europeia.

São exemplos portugueses da importância que os fundos comunitários podem assumir no desenvolvimento nacional e europeu, nomeadamente para a construção de um Espaço Europeu da Investigação .

Diário Digital Online, 11 de dezembro de 2014

About Us

Connect INESC TEC brings together the former employees of INESC TEC. We are dedicated to maintaining strong connections with former employees and here you can receive news about the Associate Laboratory and keep in touch with other ex co-workers.

Where are you now?

Read More