Bewarket procura investimento para sedear-se nos EUA
A equipa do projecto Bewarket está a procura de financiamento para sediar a start-up em São Francisco, nos EUA, diz um comunicado do INESC Porto, um dos patrocinadores da empresa. Actualmente, a empresa que desenvolve a aplicação tem sede em Braga, mas o fundador, Marco Barbosa (25 anos), quer fazer a sua transferência para receber a curto prazo um investimento de capital de risco – neste caso de um “business angel”.
Além disso, os dois principais objectivos do grupo são atingir a liderança do mercado do comércio electrónico baseado em redes sociais nos próximos dois anos e chegar ao milhão de utilizadores registados. Os mercados do Brasil e dos EUA são prioritários, onde os líderes dos projectos estimam crescimentos de 60% e 35% ao ano, respectivamente, no e-commerce.
Neste momento, a start-up está a reestruturar toda a lógica de funcionamento, de facilidade de utilização, o desenho da aplicação Bewarket, e o modelo de negócio associado – depois de uma estadia de três meses numa incubadora de Silicon Valley. A aplicação suporta um “centro comercial electrónico” implantado no Facebook, servindo para promover a compra, venda e troca de produtos entre utilizadores.
Segundo a startup tem mais de 30 mil utilizadores registados, “com um novo utilizador por minuto”. O crescimento não resulta de qualquer esforço ou custo de marketing ou publicidade.
O projecto Bewarket está ser apoiado no âmbito da iniciativa TEC-Empreende, uma parceria entre o INESC Porto e a ANJE, financiada no âmbito do sistema de apoio a parques de ciência e tecnologia e incubadoras de empresas de base tecnológica no âmbito dos Programas Operacionais (PO) Regionais do Continente, do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 (QREN).
Computerworld, 1 de abril de 2013