Você está aqui: Entrada Notícias & Eventos Bewarket procura financiamento em Silicon Valley

Bewarket procura financiamento em Silicon Valley

Projecto de comércio social no Facebook tenta obter financiamento de capital de risco nos EUA até final do ano.

Leia o comunicado na íntegra

Bewarket é o nome do projeto de comércio social, criado por jovens portugueses, que conquistou um lugar ao sol no pavilhão “Portugal Inovador” da “Plug and Play Tech Center”, a maior incubadora de Silicon Valley. Até ao final do ano, a equipa portuguesa quer ganhar tração na Califórnia e ter investimento de um capital de risco norte-americano.

“Um shopping no Facebook”. O comércio social, que coloca as redes sociais ao serviço do comércio eletrónico, foi o conceito inovador que valeu aos criadores do bewarket a oportunidade de integrar, durante três meses, o pavilhão “Portugal Inovador” da “Plug and Play Tech Center”, a maior incubadora de Silicon Valley (Estados Unidos da América). “Este é o centro de tecnologia do planeta, onde vamos ter acesso a contactos, a exposição mundial e a pessoas que nos podem dar conselhos para melhorar a nossa estratégia”, explica Marco Barbosa (líder da equipa). Em Silicon Valley desde 19 de outubro de 2012, a equipa portuguesa pretende conquistar o investimento de uma capital de risco norte-americana até ao final do ano.

A aplicação bewarket permite que as pessoas comprem e vendam entre si dentro do Facebook, garantindo o conforto e a fiabilidade do processo. Os utilizadores da aplicação podem recomendar produtos a amigos, ver as melhores ofertas numa zona geográfica, doar percentagens das vendas para caridade, revender produtos de outros vendedores e ganhar comissões nessas revendas. Os criadores do projeto, todos com menos de 30 anos, descobriram uma oportunidade de negócio em tempos de crise. “As pessoas começam a ser mais seletivas em relação aos objetos que já não usam e que podem render algum dinheiro. Por outro lado, quem quer comprar começa cada vez mais a procurar melhores negócios e a considerar objetos usados, mas em bom estado”, conclui Marco Barbosa, que desafia os jovens portugueses: “Só quem não tenta é que não consegue. Arrisquem, tentem, lutem…e no fim, garanto que valerá a pena!”

Em Portugal, o projeto bewarket está ser apoiado no âmbito do projeto TEC-Empreende, uma parceria INESC Porto/ANJE, financiada no âmbito do Sistema de Apoio a Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica no âmbito dos Programas Operacionais (PO) Regionais do Continente, do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 (QREN).

Curiosidades:
• Webankor,Lda. (empresa que detém o projeto) foi criada a 30 de janeiro de 2012, no Instituto Empresarial do Minho, em Braga;
• Aplicação bewarket foi criada por antigos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), todos com menos de 30 anos;
• Aplicação bewarket venceu o GSI Accelerators AIDA Startup Challenge 2012;
• Investimento no projeto: 70 mil euros (capital próprio) + 10 mil euros (capital de entrada).

ComputerWorld Online, 27 de novembro de 2012

Quem Somos

O Connect INESC TEC junta os antigos colaboradores do INESC TEC. Pretendemos manter ligações fortes com os nossos antigos colaboradores, que podem aqui receber notícias sobre o Laboratório Associado e manter contacto com os seus antigos colegas.

Cadê Você?

Ler mais