Bewarket procura financiamento em Silicon Valley
Leia o comunicado na íntegra
Bewarket é o nome do projeto de comércio social, criado por jovens portugueses, que conquistou um lugar ao sol no pavilhão “Portugal Inovador” da “Plug and Play Tech Center”, a maior incubadora de Silicon Valley. Até ao final do ano, a equipa portuguesa quer ganhar tração na Califórnia e ter investimento de um capital de risco norte-americano.
“Um shopping no Facebook”. O comércio social, que coloca as redes sociais ao serviço do comércio eletrónico, foi o conceito inovador que valeu aos criadores do bewarket a oportunidade de integrar, durante três meses, o pavilhão “Portugal Inovador” da “Plug and Play Tech Center”, a maior incubadora de Silicon Valley (Estados Unidos da América). “Este é o centro de tecnologia do planeta, onde vamos ter acesso a contactos, a exposição mundial e a pessoas que nos podem dar conselhos para melhorar a nossa estratégia”, explica Marco Barbosa (líder da equipa). Em Silicon Valley desde 19 de outubro de 2012, a equipa portuguesa pretende conquistar o investimento de uma capital de risco norte-americana até ao final do ano.
A aplicação bewarket permite que as pessoas comprem e vendam entre si dentro do Facebook, garantindo o conforto e a fiabilidade do processo. Os utilizadores da aplicação podem recomendar produtos a amigos, ver as melhores ofertas numa zona geográfica, doar percentagens das vendas para caridade, revender produtos de outros vendedores e ganhar comissões nessas revendas. Os criadores do projeto, todos com menos de 30 anos, descobriram uma oportunidade de negócio em tempos de crise. “As pessoas começam a ser mais seletivas em relação aos objetos que já não usam e que podem render algum dinheiro. Por outro lado, quem quer comprar começa cada vez mais a procurar melhores negócios e a considerar objetos usados, mas em bom estado”, conclui Marco Barbosa, que desafia os jovens portugueses: “Só quem não tenta é que não consegue. Arrisquem, tentem, lutem…e no fim, garanto que valerá a pena!”
Em Portugal, o projeto bewarket está ser apoiado no âmbito do projeto TEC-Empreende, uma parceria INESC Porto/ANJE, financiada no âmbito do Sistema de Apoio a Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica no âmbito dos Programas Operacionais (PO) Regionais do Continente, do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 (QREN).
Curiosidades:
• Webankor,Lda. (empresa que detém o projeto) foi criada a 30 de janeiro de 2012, no Instituto Empresarial do Minho, em Braga;
• Aplicação bewarket foi criada por antigos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), todos com menos de 30 anos;
• Aplicação bewarket venceu o GSI Accelerators AIDA Startup Challenge 2012;
• Investimento no projeto: 70 mil euros (capital próprio) + 10 mil euros (capital de entrada).