ATP apresenta projeto de cooperação a nível europeu
O projeto “European Textile Cooperation” tem como principais objetivos fomentar a cultura e espírito de cooperação entre os empresários do setor, de forma a sensibilizá-los para as vantagens e oportunidades decorrentes do “networking”, através, por exemplo, do desenvolvimento de projetos conjuntos e, por outro lado, incentivar o espírito de liderança nacional na condução dessa estratégia explicou Ana Paula Dinis, da ATP. Para o efeito vai ser criada uma rede de cooperação à escala europeia que terá como missão a defesa e a promoção dos têxteis e vestuário produzidos na Europa.
Das restantes intervenções, sobressai a de Ana Paula Mesquita, da Mageilan, que sublinhou a importância de se ter um lobby em Bruxelas, onde são tomadas 80% das decisões com impacto na vida das empresas.
Luís Carneiro, do INESC TEC, destacou as vantagens de participar em projetos europeus de IDT e o desenvolvimento de redes e parecerias num contexto de internacionalização, facilitando assim o acesso a novos mercados. Por sua vez, Marta Candeias, do GPPQ Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT, apresentou sumariamente os grandes eixos e respetivos objetivos do Horizonte 2020 (liderança industrial, desafios societais e excelência), tendo identificado, por exemplo» no pilar de liderança industrial, oportunidades para as empresas do setor nas seguintes áreas com calls abertas no presente momento: novas tecnologias de apoio às indústrias criativas, nanomareriais, nanotecnologias e materiais avançados, tecnologias e equipamentos para uma gestão sustentável do ciclo de vida dos produtos, design e gestão integrada de maquinaria e processos.
A Plataforma Europeia para o Futuro do Têxtil e do Vestuário foi apresentada pelo seu secretário- -geral Luiz Walter. Seguiu-se Hélder Rosendo, subdiretor-geral do CITEVE, que falou da experiência desta instituição nos Programas de Financiamento Comunitário, com destaque para o FP7.
Helena Moura, do IAPMEI, apresentou o Enterprise Europe Network, e José Carlos Caldeira, representando o Produtech, efetuou o encerramento da sessão com algumas notas conclusivas sobre a relevância, oportunidade e exigências do projeto European Textile Cooperation.
Paulo Vaz, diretor-geral da ATP, fez a abertura da conferência e serviu de moderador ao longo dos diversos temas tratados.
Vida Económica, 4 de julho de 2014