Artigo de investigadores do INESC TEC é leitura obrigatória no MIT
No âmbito da primeira aula desta unidade curricular da instituição que protagonizou a criação e o desenvolvimento da Dinâmica de Sistemas, lecionada por John Sterman, um dos mais reputados especialistas a nível mundial na área, os estudantes analisam e discutem este artigo, que se debruça sobre Portugal como caso de estudo.
O artigo resultou do projeto FIRE-ENGINE, financiado pela FCT no âmbito do Programa MIT Portugal. O projeto terminou em maio de 2015, e dele resultaram linhas de orientação e ferramentas para apoiar a melhoria do desempenho do sistema de gestão de incêndios florestais. Estes resultados cobrem de uma forma coesa e integrada a prevenção, o combate, e mesmo a própria gestão florestal, para a qual foi desenvolvida uma ferramenta pioneira na incorporação de considerações de minimização do risco de incêndio.
A autoria do artigo é partilhada com Ross Collins e Richard de Neufville, da Engineering Systems Division do MIT, e Tiago Oliveira, coordenador da Defesa da Floresta Contra Incêndios do grupo Portucel Soporcel.
Créditos foto: flickr
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: UP-FEUP e INESC TEC.