"App" recomenda conteúdos úteis (Destak)
Se hoje em dia já é difícil encontrar conteúdos online que se adequem aos interesses de cada um e às capacidades do dispositivo móvel em questão, imaginem dentro de três anos quando, segundo um estudo da Cisco, o tráfego multimédia gerado a partir de dispositivos móveis e sem fios ultrapassar o tráfego proveniente de dispositivos fixos.
Com o objetivo de agilizar este processo e ajudá-lo a ouvir a música que gosta, ler as notícias que lhe interessam e ver filmes que aprecia, o INESC Tecnologia e Ciência desenvolveu a app CAMR. Esta aplicação "já está totalmente funcional", mas ainda se encontra "sob a forma de um protótitpo", não havendo previsão para o seu lançamento oficial, que depende de algumas otimizações.
Recomendação "não invasiva"
Na prática, esta app extrai conhecimento do utilizador e toma decisões sobre o conteúdo a recomendar, adaptado ao contexto de utilização, ao tipo de atividade exercida pelo utilizador, características do seu terminal, altura do dia, dia da semana, do ano, localização, ligação de rede e condições ambientais.
A app CAMR tira assim partido de sensores que os telernóveis já têm como é o caso do GPS, do acelerómetro, luz e som e, segundo a investigadora Teresa Andrade, coordenadora do projeto, "não é invasivo" e é "sensível ao contexto de utilização".
Recorde-se que este protótipo é financiado por fundos comunitários na área da ciência e tecnologia.
Destak, 10 de março de 2015