App de topo revoluciona métodos de trabalho e estudo
EUA, México, Brasil e França são os quatro mercados responsáveis por mais de 90% das vendas da aplicação TOP Files. Desenvolvida com o acompanhamento da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, no âmbito do projeto Tec Empreende, a aplicação atingiu os “tops” internacionais da App Store, a loja virtual da Apple, em apenas dois meses. Mas esta solução de gestão de ficheiros trata-se apenas do primeiro produto de uma “suite de apps” com a qual a startup TOP Research se propõe revolucionar métodos de trabalho, estudo e investigação. Motivado pela resposta a uma necessidade partilhada por cerca de 150 milhões de pessoas em todo o mundo, Nelson Pereira confessa-se otimista na aplicação de um modelo de negócio global, embora reconheça o desafio constante imposto pelo mercado mobile.
A ideia de negócio surgiu durante o doutoramento em Media Digitais, um programa da Universidade do Porto, em conjunto com a Universidade do Texas, em Austin. “Eu e muitos colegas tínhamos um problema: andávamos sempre com o PC portátil atrás, que é pesado, demora a ligar e parece que fica sempre sem bateria, quando mais precisamos”, recorda o empreendedor de 32 anos. Mestrando e investigador, Nelson Pereira, rapidamente identifica a causa dessa necessidade tecnológica constante: “precisamos de acesso à internet, precisamos de ler textos, livros, documentos e artigos. Mas, acima de tudo, precisamos de escrever trabalhos académicos, fazer as respetivas apresentações e gerir todas as nossas fontes bibliográficas”.
Com a chegada dos tablets, o empreendedor pensou ver alcançada a solução, ao nível do hardware, e deparou-se com a sua oportunidade de negócio: a ausência de uma aplicação que cobrisse todas as exigências académicas e profissionais. Lançado o desafio a Miguel Jesus, colega de longa data, aderiu ao programa de empreendedorismo tecnológico desenvolvido pelo consórcio ANJE / INESC TEC, com o propósito de criar a TOP Research.
Formalmente constituída em janeiro de 2012, a startup tem por “missão criar ferramentas que possam ajudar a criatividade e produtividade das pessoas que estudam, investigam e trabalham de uma forma dinâmica e em vários locais”, sistematiza o empreendedor. “A TOP Suite [composto de três aplicações, que estarão entretanto disponíveis] é primariamente direcionada para o mercado da educação, mas também tem funcionalidades que lhe permitirão ser um sucesso no mercado empresarial, proporcionando a desejada funcionalidade do iPad com o MS Office do PC”, complementa o empresário que, à semelhança do sócio, tem formação base na área do design.
Vida Económica, 21 de março de 2014