Aplicação acompanha em tempo real portos de Leixões e Viana do Castelo (Notícias ao Minuto)
"Algumas das vantagens do '3Port' são o suporte à tomada de decisão, os ganhos de eficiência e a diminuição de custos de operação, que, juntas, potenciam um crescimento sustentável", lê-se num comunicado do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), que juntamente com a empresa de gestão de património TRIEDE TTI desenvolveu a aplicação.
A instituição refere que esta aplicação permite também "ver em tempo real aquilo que está a acontecer no porto", constituindo uma solução "indispensável" para um suporte e uma gestão adequada.
Citado na nota informativa, o investigador do INESC TEC e um dos responsáveis pelo projeto Lino Oliveira destaca que "outra das vantagens da solução é que é ela se adapta aos processos do porto e não o contrário".
Como explica o investigador, o '3Port', desenvolvido ao longo de dois anos, "tem uma característica de interoperabilidade, isto é, não replica a informação, mas acede ao sítio onde ela reside e interage de modo integrado com as restantes ferramentas do ecossistema portuário".
A aplicação, baseada em tecnologias 'web open source', faz uma "integração homogénea tanto de sistemas internos do porto como de informação pública".
A vertente pública do '3 Port Live Map' funciona, para além de computadores e 'tablets', em 'smartphones' sem que para isso seja necessário descarregar uma aplicação, uma vez que o sistema é adaptável ao 'browser' em qualquer dispositivo móvel, lê-se igualmente no comunicado.
Os portos de Leixões e Viana do Castelo são geridos pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que identificou os requisitos para a criação da referida plataforma tecnológica.
O objetivo futuro será exportar o '3Port' para outros países, como Brasil, Angola, Peru e Chile.
"Já apresentámos o '3Port' em quatro estados brasileiros, em Luanda (Angola), em Valparaíso (Chile) e em Callao (Peru). O reconhecimento internacional tem sido muito elevado", assevera o responsável do projeto por parte da TRIEDE TTI Mauro Ferreira, garantindo que a ideia é fazer com que esta ferramenta chegue a outros países de língua oficial portuguesa e também da América Latina.
Na passada quinta-feira, o porto de Leixões já havia sido considerado, nos Seatrade Cruise Awards, o terceiro melhor do mundo a nível mundial, atrás do de São Francisco (EUA) e do Amesterdão (Holanda), tendo a distinção sido justificada com o investimento na promoção e também na construção do novo terminal de cruzeiros.