Você está aqui: Entrada Notícias & Eventos Anyplace: INESC TEC promete reduzir faturas de água e luz a partir de 2017

Anyplace: INESC TEC promete reduzir faturas de água e luz a partir de 2017

O INESC TEC lidera um consórcio europeu que pretende desenvolver, até 2017, um gestor de tarifas automático que promete reduzir custos de energia. O dispositivo deverá ter um custo inferior a 100 euros.

AnyPLACE só deverá chegar ao mercado em 2017, mas já tem uma missão definida pelo INESC TEC, do Porto: ajudar os consumidores a reduzirem a fatura da eletricidade, gás e água através do uso de um dispositivo que não deverá custar mais de 100 euros.

O AnyPLACE (de Adaptable Platform for Active Service Exchange) pretende atuar como um sistema de análise de tarifas automático, que permite saber na hora quais os melhores preços praticados pelos diferentes fornecedores. João Peças Lopes, diretor do projeto e líder do desenvolvimento do novo produto, dá uma resposta elucidativa do potencial do novo dispositivo num comunicado do INESC TEC: «Atualmente temos em casa diferentes contadores que são da responsabilidade dos distribuidores de energia, que nos oferecem várias tarifas de água, gás e eletricidade. A solução que vai ser desenvolvida é, no fundo, um gestor energético capaz de integrar a informação de todos estes contadores, mostrá-las ao utilizadores e permitir que eles escolham o perfil mais económico».

A solução começou a ser desenvolvida em janeiro por um consórcio europeu liderado pelo INESC TEC. Além da Universidade Técnica de Viena e da Universidade de Ciências Aplicadas Ostwestfalen-Lippe (Alemanha), o projeto conta ainda com a participação do JRC – Joint Research Centre European Commission, da EFACEC Energia, da Power Plus Comunications AG, da BOSCH Termotecnologia SA e da Kreis Lippe der Landrat (Alemanha).


O projeto, que está inserido no programa H2020, mereceu um investimento de 2,97 milhões de euros (Comissão Europeia financiou 2,44 milhões de euros).

Durante os tempos mais próximos, o consórcio deverá começar por analisar a distribuição e custos de energia em três mercados europeus. Para mais tarde está prevista a primeira demonstração da plataforma em 15 a 20 consumidores de energia na Alemanha.

Apesar de referir que a solução, cujos detalhes técnicos ainda se desconhecem, pode ser usada também com contadores de gás e água, o INESC TEC prefere colocar o ênfase nos contadores de eletricidade.

Além da liberalização do mercado elétrico em Portugal, a unidade de investigação portuense está apostada em criar uma solução que possa maximizar os investimentos efetuados em sistemas de geração de energia renovável. O que poderá ter vantagens do ponto de vista da gestão das redes de distribuição e dos custos da energia no segmento doméstico: «Imaginemos que numa certa altura do dia há um excedente na produção de energia eólica que faz decrescer o custo da energia. A plataforma AnyPLACE recebe a informação de preço em tempo real e, de acordo com o perfil de utilização, atua sobre os dispositivos domésticos de modo a aproveitar essa tarifa», refere João Peças Lopes no comunicado do INESC TEC.

Exame Informática, 18 de fevereiro de 2015

Quem Somos

O Connect INESC TEC junta os antigos colaboradores do INESC TEC. Pretendemos manter ligações fortes com os nossos antigos colaboradores, que podem aqui receber notícias sobre o Laboratório Associado e manter contacto com os seus antigos colegas.

Cadê Você?

Ler mais