ANETIE lança plataforma para ajudar PME a aproveitar fundos europeus
A plataforma é apresentada numa conferência que decorre hoje no Porto e será um espaço para divulgar informação sobre programas e contratação europeia, mas pretende ser também um espaço para responder a questões e dúvidas das empresas sobre este tipo de iniciativas e um ecossistema para estimular a partilha e a interação entre entidades interessadas no mesmo tipo de oportunidades.
A informação sobre programas comunitários está disponível de forma aberta, para tirar partido do resto das funcionalidades do site as empresas têm de fazer um registo (que será validado pela ANETIE).
Uma vez registadas na plataforma, as empresas poderão tirar partido de todas as funcionalidades, o que inclui enviar questões à associação sobre detalhes específicos de cada programa, ou criar grupos (abertos ou fechados) para promover a discussão de tópicos, ou o encontro de interesses com outras entidades ou empresas, explica ao TeK Joana Dias da Magellan, associação que ajudou a ANETIE a desenvolver a plataforma, onde também colabora o INESC TEC.
A mesma responsável justifica a criação do projeto explicando que o novo quadro comunitário de apoio reúne uma "quantidade muito interessante de oportunidades", muitas delas novas em relação aos instrumentos anteriores e especificamente dirigidas às PME.
Aliado a isso, "Portugal é um mercado pequeno onde o ímpeto para sair e chegar a outros mercados é grande", pelo que faz todo o sentido criar mecanismos que facilitem o acesso às oportunidades disponíveis para concretizar esse objetivo.
Joana Dias reconhece que entre as maiores dificuldades das empresas portuguesas no acesso a fundos comunitários está num primeiro momento o simples desconhecimento dessas oportunidades. "Navegar por este tipo de matérias" é outra dificuldade importante, tal como a capacidade para perceber o processos de candidaturas, ou para estabelecer as parcerias necessárias para avançar.
A nova plataforma pretende dar resposta a estas dificuldades, identificadas como as mais relevantes para as PME, acrescenta a responsável da associação especializada no apoio a candidaturas e programas europeus.
O site fica disponível ao longo do dia de hoje, num endereço que ainda não foi revelado.