Amiga do ambiente
“Quem criou a atual empresa foram os mesmos sócios que no fundo já eram os responsáveis operacionais da curtumes Miguel Branco, Lda. —António Novo, José Andrade e Pedro Silva. O know-how passou naturalmente de uma empresa para a outra", refere José Andrade, um dos responsáveis pela Curtumes Aveneda.
Ao nível de produto, a empresa dedica-se fundamentalmente ao fabrico de artigos (peles) para a indústria do calçado e também, em menor escala, para o fabrico de marroquinaria. A escolha da matéria-prima é fundamental e só desta forma é assegurada a elevada qualidade dos produtos que estão associados à empresa.
Posicionando-se assim num segmento médio e alto, uma parte substancial das peles que a Curtumes Aveneda transforma são de origem portuguesa, aproveitando assim um resíduo que de outra forma teria de ser eliminado no meio ambiente.
“Compramos cerca de 40 por cento das peles em Portugal e o restante em França, Espanha e Alemanha, porque são os mercados onde os couros são de melhor qualidade. Em Portugal compramos na zona norte, porque as peles são substancialmente melhores que na zona sul, garante aquele responsável.
O mercado externo continua a ser o mercado com maior expressividade face ao mercado interno, que representa apenas 20 por cento do total da produção da empresa, no entanto não é para José Andrade um mercado a descurar, antes pelo contrário. ‘A indústria do calçado em Portugal está em crescimento e por isso é sempre um mercado para apostar no entanto, talvez devido ao tipo de produtos que fabricamos (nubucks de alta qualidade e artigos muito softs, produzidos a partir do couro tradicional (curtido ao crómio) e produzidos em Biocouro (isento de crómio e outros metais pesados), temos funcionado melhor com o mercado externo", assegura. Podemos encontrar os produtos da Curtumes Aveneda em países como Portugal, França, China, Alemanha e Espanha.
A inovação e o desenvolvimento são matérias que não passam indiferentes nesta empresa, que se tem revelado um parceiro estratégico do CTIC (Centro Tecnológico da Industria do Couro) e do CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal em vários projetos de investigação. “Temos participado em inúmeros projetos não tanto na área do desenvolvimento de produtos específicos para entrar no mercado mas mais no desenvolvimento de novos processos de fabrico mais eficazes e menos poluentes logo, ambientalmente mais sustentável, assinala o administrador.
Na Curtumes Aveneda, podemos encontrar produtos inovadores e amigos do ambiente. onde se destaca o couro ecológico (biocouro) e os artigos ‘waterproof’. Estas parcerias entre as empresas e os centros de investigação (universidades e centros tecnológicos) são para José Andrade uma mais valia na medida em que a “empresa é mais reconhecida no mercado, mas também porque nos permite estar na linha da frente em relação ao desenvolvimento de novos processos de fabrico e, consequentemente, na produção de novos artigo", afirma.
O respeito pelo meio ambiente sempre constituiu uma das prioridades da empresa, que, em parceria com o Centro Tecnológico do Calçado e com o INETI (hoje LNEG) e ainda com o apoio do CTIC, projetou, construi e aperfeiçoou uma ETARI para o tratamento dos seus efluentes.
Há mais de 20 anos a acompanhar esta unidade industrial, José Andrade faz um balanço positivo. “Estamos a funcionar bem, temos crescido e os resultados que temos tirado da empresa têm sido integralmente reinvestidos no sentido de assegurarmos a continuação da estabilidade atual. Estamos lá a preparar jovens quadros que serão os futuros responsáveis da empresa, de modo a que esta se possa manter ativo nas próximas gerações, estes são os objetivos e vamos fazer de tudo para que funcione dessa forma.
Contribuiremos assim para assegurar a subsistência económica de muitas famílias e para, modestamente, ajudarmos a erguer e potenciar o setor industrial deste país cujo objetivo é um verdadeiro designio nacional, finaliza.
A Curtumes Aveneda, Lda. tem participado em vários projetos de I&D, de entre os quais se destacam os seguintes: - ENZICO — As enzimas e a inovação na indústria do couro. Principais parceiros: CTIC (Centro Tecnológico da Indústria do Couro), ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) e Universidade do Minho. - ADVANCED SHOE - Integração de soluções avançadas de materiais e de desenvolvimento de produto em calçado de elevado desempenho. Principais parceiros: várias empresas nacionais, CTCP, PIEP, IPB e Universidade do Minho. - ECONATUR — Integração de tecnologias inovadoras, ecológicas e naturais no processamento de peles ovinas e bovinas. Principais parceiros: Universidade do Minho, João B. Salgueiro, Lda., CTIC e ISEP. - NEWALK — Materiais, componentes e tecnologia para calçado do futuro. Principais parceiros: várias empresas nacionais, CTIC, CTCP, INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computaoores no Porto), IPB, Universidade do Porto e ISEP.
Revista Negócios de Portugal, 01 janeiro 2014