AEP é “antena” da maior rede europeia de apoio às empresas
A Associação Empresarial de Portugal (AEP) passou a integrar a Enterprise Europe Network, a maior rede europeia de serviços de informação e apoio às empresas, com cerca de 600 pontos de atendimento em mais de 50 países. A partir de agora, a associação está capacitada para prestar informações e aconselhar empresários e gestores, independentemente do vínculo associativo que possam ter, em matérias como oportunidades de negócio no espaço europeu, apoios comunitários, concursos públicos internacionais, promoção externa, inovação e cooperação empresarial.
Entre nós, a rede integra 12 entidades parceiras, juntas no consórcio EEN-Portugal. Sob coordenação do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, cabe-lhe a implementação e funcionamento da Enterprise Europe Network no nosso país, nos próximos sete anos.
Para além do IAPMEI e da AEP , fazem parte do consórcio a Associação Comercial e Industrial do Funchal; a Associação Industrial do Distrito de Aveiro; a AIMinho – Associação Empresarial; a Associação Industrial Portuguesa; a Agência Nacional de Inovação; a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve; a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada; o Conselho Empresarial do Centro; o INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto; e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia.
Com este passo, teve início o programa de trabalho a desenvolver por Portugal nos próximos anos. No topo da agenda do consórcio estão o reforço das competências endógenas e a qualidade do serviço de proximidade às empresas, com a preocupação de cobrir transversalmente áreas de actuação complementares, no apoio aos negócios, e servindo todas as regiões, do continente e das ilhas.
A Enterprise Europe Network é considerada um instrumento importante para o êxito da estratégia de crescimento e emprego da União Europeia. Surgiu em 2008, no âmbito do Programa-Quadro para a Competitividade Consórcio EEN-Portugal junta 12 entidades e cobre todo o país. e Inovação, e até 2020 vai ter responsabilidades acrescidas no apoio à inovação e internacionalização empresarial, em linha com os objectivos e o calendário de implementação do programa Horizonte 2020 e, particularmente, do SME Instrument. Disponibiliza, por isso, serviços transversais de apoio à actividade empresarial, apoiando, nomeadamente, as PME em processos de inovação, cooperação e internacionalização.
Com a adesão à Enterprise Europe Network, a AEP reforça o seu papel agregador junto do nosso tecido empresarial. Nessa perspectiva, a partir de hoje e nesta mesma página, passaremos a divulgar, semanalmente, concursos públicos internacionais e oportunidades de negócio e de cooperação com interesse para as empresas portuguesas.