You are here: Home Notícias & Eventos “Há 20 anos éramos vistos como lunáticos”

“Há 20 anos éramos vistos como lunáticos”

A segunda edição do ciclo de conferências “Soltar Amarras”, promovido pela parceria entre o Casino Figueira, a PwC e a Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), aconteceu esta quinta-feira à noite no Salão Caffé.

José Luís Cacho, da APFF, Miguel Marques, da PwC, o comandante do porto, Paulo Inácio, e o coordenador portuário Joaquim Sotto Maior, foram algumas das personalidades que se deslocaram ao Salão Caffé para ouvir, e intervir, numa «aula» sobre robótica marinha, dada por Aníbal Matos, professor universitário e investigor do INESC TEC , uma das três equipas que Portugal tem dedicadas a esta área científica, atualmente envolvida no projeto europeu ICARUS, que coloca a robótica aquática ao serviço de operações de busca e salvamento.

Ao longo da noite, Aníbal Matos explicou de que forma a robótica está a mudar a forma de explorar, para efeitos de conhecimento e de rentabilização económica, o mar. Também a aquacultura e os setores petrolífero e hidroeléctrico estão a render-se a esta tecnologia, cada vez mais portátil e autónoma, em termos de alimentação energética e de mapeamento do terreno. «Portugal está na linha da frente, mesmo sem o investimento de uma Noruega», afirma o investigador. «Na década de 90 houve um grande investimento nacional na formação e internacionalização», acrescenta. «Há 20 anos, éramos vistos como uns lunáticos», confidenciou. Hoje, não tem dúvidas, «o futuro é o mar», e a robótica, num contexto multidisciplinar, uma das principais rotas a seguir.

A próxima edição de “Soltar Amarras” é a 11 de Março.

Diário de Coimbra, 14 de fevereiro de 2015

About Us

Connect INESC TEC brings together the former employees of INESC TEC. We are dedicated to maintaining strong connections with former employees and here you can receive news about the Associate Laboratory and keep in touch with other ex co-workers.

Where are you now?

Read More