“Espelho mágico” permite ver como as peças de roupa de uma loja ficam na pessoa
O Centro de Computação Gráfica, sediado na Universidade do Minho, criou um sistema de prova virtual de roupa, que permite ao utilizador ver-se no “espelho” com diferentes peças da loja, entre outras vantagens. O projecto, intitulado “Smart fitting room”, foi apresentado ao meio empresarial no CITEVE, em Famalicão, no âmbito do novo espaço “Loja do Futuro”.
Assente nas últimas tecnologias de visão por computador, computação gráfica e interacção homem-máquina, qualquer pessoa pode interagir com este “espelho mágico”, recorrendo apenas a gestos com os braços.
A prova virtual de roupa é uma das bandeiras desta cabine de prova, permitindo ao utilizador ver-se ao “espelho” com diversas peças da loja e contempla, entre outras funcionalidades, um assistente virtual, a navegação pelo catálogo, a ligação às redes sociais e a integração com o software de gestão da empresa.
“O objectivo é, através de conceitos e tecnologias inovadoras, transportar para o ambiente de loja o contexto pessoal, de forma interactiva e intuitiva, tornando o ato de compra numa experiência diferenciadora”, refere Nelson Alves, do Centro de Computação Gráfica (CCG).
O projecto “Loja do Futuro” disponibiliza de forma integrada os conceitos, experiências e tecnologias que enriquecem a experiência de compra, sem perder de vista o impacto económico. Tem como promotor o CITEVE e, além do CCG, que desenvolveu a cabine de prova interativa, contou com a Ubisign e Creative Systems para o sistema de “client empowerment”, com a Tetribérica e Creative Systems para a logística loja-armazém via RFID, com a Creative Systems para o “smart event in-store” via RFID, com o INESC TEC na gestão inteligente do ponto de venda e ainda com o próprio CITEVE para o desenvolvimento da “body scanning technology”. O projecto faz parte do programa de ação do Pólo de Competitividade da Moda – PT21 Power Textile Século XXI e tem financiamento do COMPETE, QREN e União Europeia.