You are here: Home Notícias & Eventos NEM Portugal nasce para ajudar a exportar media nacionais

NEM Portugal nasce para ajudar a exportar media nacionais

Portugal junta-se aos mais de 1000 membros da New European Media (NEM) e passa a ter uma plataforma que quer dar mais voz aos media portugueses na Europa. Lançamento acontece dia 9 de Setembro na Casa da Música, no Porto.

Quer ser “um espelho” da iniciativa NEM (New European Media) em Portugal e “motivar a indústria dos media portugueses e relevantes parceiros na área da inovação a definir estratégias, parcerias e propostas de projectos de inovação” para aumentar a visibilidade do país na Europa e contribuir para o crescimento das exportações neste sector da Economia. Na próxima terça-feira, dia 9 de Setembro, é lançada a plataforma NEM Portugal na Casa da Música, no Porto, num evento onde participam o “chairman” da NEM Jean-Dominique Meunier e alguns dos maiores produtores e distribuidores dos novos media portugueses.

A NEM Europa é uma das iniciativas integradas na Plataforma Europeia de Tecnologia (ETP) do programa do Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, Horizonte 2020, que tem um orçamento global de aproximadamente 80 mil milhões de euros para o período 2014 — 2020. A recentemente renovada plataforma tem como objectivo “promover uma abordagem europeia inovadora de convergência de meios de comunicação, conteúdos e criatividade para a Internet do futuro, que irá melhorar a vida dos cidadãos europeus através de uma experiência enriquecedora”, disse ao P3 Jean-Dominique Meunier.

"A NEM está a tomar conhecimento das novas tecnologias existentes, incluindo banda larga, 'broadcast', plataformas móveis e novos media em todos os sectores das TIC, para criar uma nova e interessante era de serviços profissionais e personalizados para vários mercados. Um dos focos da NEM é em serviços inovadores e aplicações que compõem os diferentes meios de comunicação", acrescentou.

Actualmente, a comunidade conta com “mais de 1000 membros” ligados à indústria dos media (incluindo pequenas e médias empresas e “start-ups”) e ao meio académico (institutos de investigação e universidades) de vários países europeus, como Bélgica, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e, a partir de dia 9 de Setembro, também de Portugal.

A importância do "networking"

Como pode o NEM ajudar os media lusos a internacionalizarem-se? “Com ‘networking’. Seja através de reuniões gerais ou de direcção da NEM ou através da organização de 'workshops' específicos, envolvendo vários ‘stakeholders’”, responde Jean-Dominique Meunier numa entrevista concedida por email.

O presidente da NEM Europa acredita que a plataforma portuguesa é uma “grande oportunidade para que o sector dos media portugueses se torne mais conhecido na Europa e também para que alguns membros europeus possam espreitar a inovação portuguesa”.

Entre as 10 horas e as 16h30, a Casa da Música vai receber empresas portuguesas com actividade internacional relevante (como a MOG, a Beactive e a PT Inovação) que vão partilhar testemunhos sobre como a internacionalização contribuiu para o crescimento do negócio. Numa mesa redonda, às 15h, vão estar, entre outros, a RTP, a Vodafone, a NOS, a Câmara Municipal do Porto, a PT Inovação, a CCDR-N e o PÚBLICO, representado por Amílcar Correia, director do P3 e editor de novos projectos do jornal. 

A criação da plataforma NEM Portugal, lançada no âmbito do "cluster" das TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica), vai ser liderada pelo INESC TEC, com o apoio da ADDICT — Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas.

P3 (Público Online), 8 de setembro de 2014

About Us

Connect INESC TEC brings together the former employees of INESC TEC. We are dedicated to maintaining strong connections with former employees and here you can receive news about the Associate Laboratory and keep in touch with other ex co-workers.

Where are you now?

Read More